17 duplas de repentistas animam o XXII Festival de Violeiros do Sesc Iguatu

Os artistas locais e de outros municípios se apresentam na unidade de 26 a 30 de outubro, com transmissão online ao vivo.




festival-violeiros.png

Neste ano, a viola pede licença novamente para soar mais uma vez. O XXII Festival de Violeiros do Sesc Iguatu será realizado entre os dias 26 a 30 de outubro, na unidade. O evento trará na abertura uma conversa entre o gerente Raimundo Neto, e o poeta Chico Alves, sobre a História do Festival e o novo momento diante da Covid-19, além de apresentações online.

Dezessete duplas de repentistas se apresentam durante a semana, a partir das 19h, com apresentação do poeta Jonas Bezerra, sendo a maioria, de Iguatu e região e municípios mais próximos. Os artistas se apresentam ao vivo direto da unidade Iguatu do Sesc, sem público e seguindo os protocolos de segurança: com o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, visando garantir a integridade da saúde de todos os participantes da programação e da produção. Haverá, ainda, programação gravada de artistas de lugares mais distantes, que será veiculada ao vivo.

Considerado tradicional no interior cearense, o projeto busca fortalecer uma programação voltada para a cultura popular, representada nas figuras do repentista, cantador e cordelista, de forma a possibilitar a divulgação em ambientes que possibilitem a interação e o contato do público com uma programação cultural regional.

A programação busca valorizar espaços públicos que representem e demarquem espaços da comunidade, do povo. As atividades são voltadas à poética da voz, reforçando, em mais de 20 anos de existência, a marca perene das tradições populares, interação geracional a partir da cultura e valorização dos artistas populares.

“Diante do novo cenário da pandemia, foi necessário haver um debate para que o projeto não deixasse de acontecer, em virtude da relevância do mesmo, contando com uma adaptação para garantir a realização com todas as medidas de segurança e sanitárias possíveis. Nesse contexto, no intuito de garantir uma programação com apresentações artístico-culturais de forma remota (online), foi firmada parceria com a Rádio Educativa Mais FM de Iguatu, que possibilitará a transmissão online e ao vivo pelas redes sociais (Facebook / Youtube), visando possibilitar a acessibilidade ao público em espaço adequado”, informa o supervisor de cultura do Sesc Iguatu, Yure Lavor.

Além da realização das apresentações musicais com os repentistas, prevista no projeto, ficará à disposição ainda, pela manhã e tarde, a exposição sobre o Festival de Violeiros na Unidade, com acesso controlado e com segurança.

Confira a programação:

XXII Festival de Violeiros do Sesc Iguatu

26/10 (segunda-feira) – 19h

* Abertura do Festival

* Conversa sobre a História do Festival de Violeiros entre o gerente operacional da unidade do Sesc de Iguatu, Raimundo Neto, e o poeta e repentista Chico Alves

* Apresentações das duplas: Lourival Pereira & Zé Soares

Zé Cardoso & Raimundo Mesquita

Aldeni Bessa & Aldeci Bessa

27/10 (terça-feira) – 19h

* Apresentações das duplas: Paulo Nascimento & Charles Gomes

Jonas Bezerra & Chico Alves

Tiago Lima & Zé Viana

Zé Viola & Zé da Luz

28/10 (quarta-feira) – 19h

* Apresentações das duplas: Pedro Santa Helena & Carlos Vieira

Alex Luna e Edivânio Luna

Felipe Pereira & Elânio Moreira

29/10 (quinta-feira) – 19h

* Apresentações das duplas: Antônio Hélio & Chico Chagas

Cícero Vieira & Isael Custódio

Gonzaga da Viola & Guilherme Nobre

30/10 (sexta-feira) – 19h

* Apresentações das duplas: Jairo Silva & Jeferson Silva

Chico Oliveira & Geovani Coelho

Cícero Ferreira & Antônio Campos

Cícero Justino & Raulino Silva


Programação remota (online) via Facebook e Youtube da Rádio Mais FM de Iguatu.
 

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Luca Souza
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.