8° Curta o Gênero acontece de 31 de outubro a 8 de novembro

O festival reúne cinema, teatro e música em Fortaleza




Cultura
Curta genero

Foto: COG/Divulgação

A oitava edição do Curta Gênero será um espaço de intensa produção e difusão artístico-cultural, teórico-conceitual e comunicacional , que irá oferecer, de 31 de outubro a 8 de novembro, uma programação que reúne seminário, mostra internacional audiovisual, exposições fotográfica e de ilustrações, espetáculos cênicos, feira de economia solidária, de livros e agroecológica, Flash Tattoo, atividades para crianças e lançamento de livros.

O evento é gratuito e se dividirá entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Este ano, o Curta traz como tema: “Um outro mundo ainda é possível! Suleando estéticas, afetos e práticas feministas e de outros campos contra hegemônicos para o bem viver”

VIII Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero 

O evento desse ano trará a maior edição da Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero, contando com 76 curtas-metragens, que serão distribuídos 14 sessões, sendo 04 dessas, especialmente dedicadas ao público infantil e fazem parte do II Colorindo o Gênero. Nas outras 10 sessões do programa audiovisual, destaque para as sessões “Paratodes” e para as sessões especiais, dentre elas, “Pequeno Panorama Cearense” e “O que pode o corpo? Desejo, poder e política”.

Destaca-se a exibição de dois longas-metragens convidados, essenciais para se pensar o atual cenário político brasileiro.

“Greta”, do diretor cearense Armando Praça, abre a VIII Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero. O filme aborda temas como solidão, desejo, homossexualidade e sobrevivência a nossa sociedade hipócrita e conservadora, sendo exibido no dia 31/10, às 19 horas, no Cinema Dragão do Mar.

“Torre das Donzelas”, como era chamada a ala feminina do Presídio Tiradentes em São Paulo, traz o depoimento de cerca de 30 mulheres, dentre elas a ex-presidenta Dilma Rousseff, todas acusadas pelo “crime” de lutar contra a ditadura. O documentário dirigido por Susanna Lira, será exibido no dia 06/11, às 19h, no Cinema do Dragão do Mar.

Após a exibição dos longas, haverá um bate-papo com o diretor e a diretora.

Espetáculos

“Estar em cena para sensibilizar, para impactar e para inquietar”, assim é a proposta do V Gênero em Cena. As mulheres do Nóis de Teatro apresentam a peça Despejadas, que remonta a comunidade em que viveu Carolina Maria de Jesus nos anos 60, fazendo um contraponto com a realidade de hoje.

Uma história teatralizada sobre a realidade. Como nas performances FALO, do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência na Universidade (NAH/UECE) – interpretação da música da banda Carne Doce; na performance Sobre Viver!, de Nicole Villar – sobre sobrevivência em um dos países que mais mata pessoas trans e travestis no mundo – e Todxs Putxs, de José Honorato Neta, interpretação da música de mesmo nome da cantora Ekena.

Em outro momento, sobre ao palco, a personagem inspirada na obra do cineasta Pedro Almodóvar, Dolores, interpretada por Alda Pessoa, no espetáculo de De Las Entrañas, com um enredo sentimental e estético de exageros, desejos, dores e paixões.

SERVIÇO 

A programação será divulgada em breve.

VIII Curta o Gênero “Um outro mundo ainda é possível! Suleando estéticas, afetos e práticas feministas e de outros campos contra hegemônicos para o bem viver.”

Data: 31 de Outubro a 8 de Novembro de 2019

Horário:  Conforme programação

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes