“A Praia do Fim do Mundo”: Filme cearense poderá representar o Brasil no Oscar 2026

Longa local concorre para representar o Brasil na premiação internacional.

Cinema, Cultura

O cinema cearense ganhou destaque na pré-seleção de filmes brasileiros que podem disputar o Oscar 2026. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) divulgou a lista inicial de produções nacionais aptas a concorrer. Entre elas está o longa A Praia do Fim do Mundo, dirigido por Petrus Cariry, que recebeu elogios da Secretaria da Cultura do Ceará pelo reconhecimento do trabalho audiovisual locl.

Uma comissão formada por 15 especialistas da Academia ficará responsável por escolher o filme que representará o país na categoria de Melhor Filme Internacional. Até o dia 8 de setembro, será divulgada uma lista menor com seis títulos que se destacaram na pré-seleção, apontando os principais concorrentes.

Ao todo, 16 filmes estão na disputa, incluindo produções que já conquistaram prêmios em festivais internacionais. Entre eles estão O Último Azul, vencedor do Urso de Prata em Berlim 2025; O Agente Secreto, premiado no Festival de Cannes; Oeste Outra Vez, destaque no Festival de Gramado; Vitória, com Fernanda Montenegro; e Manas, que acumula mais de 20 prêmios em eventos pelo mundo.

O longa cearense conta a história de Alice, uma jovem preocupada com o meio ambiente, que vive com a mãe Helena em Ciarema, cidade ameaçada pelo avanço do mar. Alice deseja sair da cidade, enquanto Helena quer permanecer. Juntas, elas enfrentarão os desafios trazidos pelas ressacas constantes, precisando decidir seus caminhos diante da força da natureza.

publicidade
publicidade