Abertas as inscrições para mostra competitiva do 33º Cine Ceará

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é voltada para filmes dos países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou híbrido. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2022, com duração mínima de 60 minutos.




Cinema, Cultura

A partir desta segunda-feira, 03 de julho, estão abertas as inscrições para as três principais mostras competitivas da 33ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. As mostras são a Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará. O evento acontecerá de 25 de novembro a 01 de dezembro em Fortaleza, com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e pertencentes à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE).

A curadoria do Cine Ceará dará prioridade a trabalhos inéditos e garantirá a participação mínima de 30% de mulheres diretoras nas mostras competitivas. Todos os filmes selecionados deverão ter legendas descritivas em português para surdos e ensurdecidos, conforme exigência do Ministério da Cultura. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do festival, www.cineceara.com. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto.

O 33º Cine Ceará é uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria do Audiovisual, a Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes. Conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e da Universidade Federal do Ceará, representada pela Casa Amarela Eusélio Oliveira. Além disso, empresas públicas e privadas contribuem por meio da Lei Rouanet.

INSCRIÇÕES

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é voltada para filmes dos países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou híbrido. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2022, com duração mínima de 60 minutos.

A Competitiva Brasileira de Curta-metragem está aberta a filmes brasileiros de ficção, documentário, animação ou híbrido, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2022, que não tenham participado de seleções anteriores do Cine Ceará.

A Mostra Olhar do Ceará é destinada a diretores cearenses, residentes ou não no Ceará. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem, com duração máxima de 25 minutos, e longa-metragem, com duração mínima de 60 minutos, concluídos a partir de 2022, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbrido.

PREMIAÇÃO

Na Mostra Competitiva Ibero-americana, os vencedores receberão o Troféu Mucuripe em categorias como Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa, escolhido pelo Júri Oficial da Competitiva Ibero-americana, receberá um prêmio no valor de R$ 20 mil, destinado à distribuição da obra no Brasil, de acordo com os critérios estabelecidos pelo regulamento.

O Júri Oficial da Competitiva Brasileira de Curta-metragem selecionará os vencedores do Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. O Júri da Mostra Olhar do Ceará também premiará o Melhor Curta-metragem e Melhor Longa-metragem. Todos os detalhes sobre a seleção e premiação das mostras competitivas podem ser encontrados no regulamento.