
“Histórias de Papelão” é uma oficina promovida pelo CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri, ministrada por Mateus Quintans e Rosângela Menezes. A oficina acontece às 14h no Centro de Artes e Esportes Unificados, e tem como público alvo educadores, cuidadores de crianças e entusiastas da recreação. As inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada, e as vagas são limitadas a 15 pessoas. A classificação etária é a partir de 14 anos. Este é o último dia para participar da oficina, que foi realizada também nos dias 16 e 17.

Mateus Quintans explica montagem de brinquedo a aluno

Fabricar brinquedos caseiros exercita habilidades matemáticas práticas

É possível criar histórias enquanto brincamos, transformando a diversão em narrativas criativas
As técnicas aprendidas podem ser aplicadas em ambientes pedagógicos escolares e em casa. Mateus Quintans explica que “trazer para a criança a possibilidade de aprender enquanto cria o próprio brinquedo, reforça o senso de autonomia e autoconfiança, atrelado a aprendizagens sobre unidades de medidas, concentração e planejamento, por exemplo”.

Rosângela Menezes, ministrante da oficina
Além de trabalhar na produção de brinquedos a partir do reuso de papelão, a oficina propõe uma reflexão sobre o ato de brincar. Rosângela Menezes fala sobre a importância da brincadeira, “ao brincar há o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva. […] Todo mundo deve brincar! Porque o brincar nos remete a criança que fomos e que somos hoje, num corpo de adulto com anseios e desejos”.
SERVIÇO:
Oficina Histórias de Papelão
19 de outubro, às 14h
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados. Rua: Joaquim Leandro de Souza, N° 1589. Vila Nova / Pedrinhas
Classificação: 14 anos