Africanidades na programação de novembro na Vila da Música

O equipamento realiza durante todo mês de novembro programação alusiva ao Dia Consciência Negra




Cultura, Teatro

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, realiza de 10 a 27 de novembro às 19hs, a programação Africanidades: vozes, saberes e ritmos. Uma programação voltada para reverenciar as raízes de uma cultura enraizada nas mais diversas manifestações na arte e na vida do povo brasileiro. Uma África que nos une pelos laços de sangue e afeto, pelo ritmo de nossas manifestações populares, pelos sabores e saberes. Presente no corpo dos brincantes da tradição e na luta periférica de todos os dias. Em memória do povo preto escravizado e liberto como exemplo de um caminho possível na cidade de Redenção, interior do Ceará.

Abrindo a programação do mês, a Vila da Música em parceria com o projeto Canto de Reis exibe no dia 11/11, a opereta “Canto de Reis”, o espetáculo narra a trajetória da brincadeira dos autos do Reisado de Congo, cuja ação cênica se reconstrói no cotidiano dos terreiros dos mestres e mestras da cultura popular. No dia 12/10 em parceria com a AVBEM será exibido o Concerto “No tempo de meu Padrinho” com a Orquestra Armorial do Cariri.

No dia 16/11 acontece a live com o tema “A musicalidade presente no espaço sagrado das religiões de matriz africana” participam Mãe Brígida de Oxum e Pai Ivan. A mediação é do Professor Dr Thiago Florêncio (URCA). No dia 17/11, a Vila exibe o documentário “Mestres da Cultura Cearense, a tradução das tradições.” com direção de Paula Silveira. Já no dia 18/11, o Histórias de Ouvir e Viver recebe para um bate papo especial alusiva ao Dia da Consciência Negra, a Coordenadora especial de políticas públicas para igualdade racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Ceppir/SPS) Martir Silva e o cantor, compositor e ator, Zeis, representante do Fórum de Multilinguagens de Artistes Negres e Perifériques do Ceará.

Dando continuidade à programação no dia 19/11 acontece a live musical  Toada para João e Maria – O amor segundo Chico Buarque, com Lilian de Lima e Rodrigo Mercadante. No Dia Nacional da Consciência (20/11), a Vila exibe a Mostra “Tem Preto na Resistência”, em homenagem ao diretor e roteirista Emerson Déo Cardoso, diretor do aclamado “Cabeça de Nêgo” em cartaz nas principais capitais brasileiras.

No dia nacional da música (22/11), os professores da Vila da Música Eliarley Oliveira, Isaac Silva e com a mediação de Paulo Diniz se reúnem para um bate papo especial sobre o ser músico e o ensino de música em sala de aula, na live “O ofício nosso de cada dia”. E  dentro destas comemorações teremos no dia 24/11 a apresentação especial da Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões.

E no dia 27/11 a Vila da Música encerra sua programação de novembro em parceria com o Porto Dragão, através do programa Zona de Criação, exibindo com a Cia Cle o espetáculo “O Conto da Mulher Água” e em seguida será exibido Fragmentos para Ressurgir.

PROGRAMAÇÃO

11/11 Exibição do espetáculo Opereta Popular Canto de Reis – Grupo Terra

12/11 Concerto da Orquestra Armorial do Cariri – AVBEM.

16/11 A musicalidade presente no espaço sagrado das religiões de matriz       africana – Mãe Brígida de Oxum e Pai Ivan. Mediação: Thiago Florêncio

17/11 Exibição do filme “Mestres da Cultura Cearense, a tradução das tradições.” direção Paula Silveira.

18/11 Histórias de Ouvir e Viver – Live temática alusiva a Semana da Consciência Negra – Participação: Fórum de Multilinguagens de Artistes Negres e Perifériques do Ceará. 

19/11 Live show Toada para João e Maria – live musical com Cia do Tijolo

20/11 Mostra Tem Preto na Resistência – Déo Cardoso

Vídeo Convite Déo Cardoso.

Pode me chamar de Nadí  

Vídeo: Sonhos Interrompidos

Capuccino com Canela

22/11 O ofício nosso de cada dia (Dia Nacional do Músico)

Convidados: Os professores da Vila da Música: Eliarley Oliveira, Isaac Silva e Paulo Diniz.

24/11

19h Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões

27/11

19hs Cia Cle – O Conto da Mulher Água

Fragmentos para Ressurgir