Alunos da rede municipal de Crato se tornam coautores de livro sobre história da cidade

O projeto Cidade da Gente incentiva a produção literária entre os estudantes, ao mesmo tempo em que difunde a cultura e a história local. A iniciativa já foi realizada em outras cidades brasileiras, com sucesso de público e crítica. Ao final do projeto, serão produzidos 2.600 exemplares do livro, que serão doados para uso didático nas escolas da rede pública de ensino da cidade.




Cultura, Literatura

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Ambiental Crato está patrocinando a produção de um livro sobre a história da cidade, contado pelos alunos da rede municipal de ensino. O projeto, intitulado Cidade da Gente, será aplicado em quatro escolas públicas, com cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As escolas contempladas pelo projeto são a Escola Prof. José do Vale, a Escola Dom Quintino, a Escola Raimundo Nonato de Souza e a Escola Estado da Paraíba. A iniciativa faz parte de um programa da Ambiental Crato, que visa promover a produção de livros que contem a história dos patrimônios das cidades onde as empresas do Grupo Aegea atuam.

Além de incentivar a produção literária entre os alunos, o projeto Cidade da Gente tem como objetivo difundir a história e a cultura da cidade, bem como estimular o hábito de leitura entre os estudantes. Ao final do projeto, serão produzidos 2.600 exemplares do livro, que serão doados para uso didático nas escolas da rede pública de ensino da cidade.

O Projeto Cidade da Gente já foi realizado em outras 25 cidades do Brasil, com a participação de estudantes da rede pública, professores, escritores e ilustradores renomados. O projeto foi premiado pelo Instituto Pró-Livro, em 2019, por incentivar a leitura no país. Os livros produzidos pela coleção tendem a se tornar referências importantes de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível e pontos de vista das crianças locais.

A Editora Olhares, responsável pela publicação dos livros da coleção, tem em seu catálogo temas diversos da cultura brasileira, como arte, história, fotografia, arquitetura e design. A editora já foi agraciada com importantes prêmios, como o Jabuti, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira e o Retratos da Leitura.