AMA CARIRI faz Carta Aberta para que candidatos do Cariri se comprometam com a causa autista

O intuito desta carta é unir forças e melhorar a acessibilidade no diagnóstico precoce e tratamento das pessoas com autismo nos municípios caririenses.




Ação Social, Cultura

A poucos dias para as eleições, a Associação de Pais Amigos e Profissionais dos Autistas do Cariri- AMA CARIRI está se mobilizando através de uma Carta Aberta propondo aos candidatos a Prefeitos e Vereadores a se comprometerem em colaborar com a causa autista no Cariri.

De acordo com Frank Macêdo, Presidente em Exércício da Ama Cariri, “A Carta Aberta contém os termos de compromissos com algumas demandas para o autismo que são necessárias aos autistas, já que sabemos que em todos os municípios do cariri tem essas deficiências hoje.

A Carta Aberta traz os seguintes tópicos:
• Treinamento para pediatras (diagnóstico precoce);
• Acesso a consulta com médicos especialistas para diagnóstico e acompanhamento;
• Notificação de casos através de sistema integrado;
• Tratamento adequado para autistas de todas as idades;
• Medicação para distribuição;
• Período de renovação do Passe livre;
• Investimento nas unidades escolares para promoção da educação inclusiva;
• Cursos Profissionalizantes para Jovens e Adultos Autistas;
• Treinamento para os órgãos que lidam com atendimento ao público;
• Isonomia para servidores que têm dependentes com deficiência e ampliação do período de renovação da perícia;
• Instituições e equipamentos públicos e privados que prestam serviços terapêuticos as pessoas com TEA (Clínicas, Centros de Saúde, CAPS, PSFs, etc.);
Além desses pontos citados na Carta Aberta e que são extremamente importantes para evolução dos autistas o Presidente em Exercício da Ama Cariri Frank Macêdo ressalta que “a implementação de leis já existentes em alguns municípios e que não foram efetivadas até o momento, sendo portanto, um dever e um compromisso da gestão efetivá-las por meios de políticas públicas adequadas”.

Os candidatos que se interessarem em firmar o compromisso com a causa autista pode baixar a Carta Aberta através deste link:

https://drive.google.com/folderview?id=1XwVER9Uco4lcukKRo8RFw7s9TqI5DbPD

É preciso preencher os espaços vazios conforme o seu município. Após assinarem o termo, os candidatos encaminham para o email:

[email protected] ou [email protected]

Os candidatos também podem enviar uma fotografia ou um vídeo curto falando sobre este compromisso com o autismo para que seja divulgado na página da AMA Cariri nas redes sociais.

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.