Ambiental Crato e ONG Ecos de Esperança promovem dia das crianças no Alto da Penha

Além do público infantil, os pais e mães presentes tiveram acesso à prestação de serviços.




Ação Social, Cultura

Mais de 500 crianças do bairro Alto da Penha foram beneficiadas com uma festividade alusiva ao mês das crianças, no último sábado (21). A ação promovida pela Ambiental Crato, em parceria com a ONG Ecos de Esperança e a Escola Municipal Pastoral do Menor, possibilitou uma manhã recreativa, com gincanas, brinquedos infláveis, música, distribuição de guloseimas e lanches, e também uma peça de teatro educativa sobre o Ciclo do Saneamento.

Além do público infantil, os pais e mães presentes tiveram acesso a prestação de serviços, incluindo massagem corporal, atendimento nutricional, atendimento da loja Ambiental Crato, corte de cabelo, maquiagem, orientação jurídica, aferição de pressão e orientação do CadÚnico. Todos esses serviços oferecidos em parceria com o SENAC, Cecape e Prefeitura Municipal do Crato.

A alegria das crianças foi garantida pelo time de voluntários da Ambiental Crato, composto por 31 colaboradores, responsáveis pela organização, atividades recreativas e o teatro. “Estamos comprometidos em movimentar vidas através do saneamento. Por meio do nosso braço social e equipe do programa Voluntariado, contribuímos para alegria e educação de mais de 500 crianças assistidas pela ONG Ecos de Esperança, que aprenderam a importância do saneamento básico e como funciona cada etapa do ciclo da água e esgoto”, destaca a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Peça de Teatro

Durante o evento, a Ambiental Crato estreou a peça de teatro “Ana Cacimba e o Ciclo do Saneamento”, que apresenta de forma lúdica e educativa a história de uma menina que está em recuperação escolar e precisa desenvolver uma redação para passar de ano. O tema proposto pela professora é o ciclo do saneamento. Ao tentar relembrar sua aula de campo, onde visitou uma Estação de tratamento de Esgoto com o engenheiro da AEGEA, a criança é surpreendida pela visita dos personagens que compõem o ciclo do saneamento: a Água, o Esgoto, o Resíduo Sólido e a Chuva.

Ecos de Esperança

A Associação Ecos de Esperança do Cariri é uma organização sem fins lucrativos que acredita no poder transformador da educação. O trabalho é desenvolvido desde 2009 no bairro Alto da Penha, onde tem promovido importantes transformações na área da infância e da adolescência.

A parceria com a Ambiental Crato acontece pelo segundo ano consecutivo, o que tem fortalecido o trabalho da instituição. “Poder contar com a parceria da Ambiental Crato é algo muito importante pois precisamos criar nas pessoas, principalmente nas crianças a necessidade de olhar para a água e o saneamento como algo importante, capaz de evitar doenças e contaminações”, informa o diretor da Ecos de Esperança Pe. Arileudo.