Aniversários de Museus Orgânicos celebram a cultura no Cariri neste mês de agosto

Com o intuito de sempre valorizar o trabalho cultural desenvolvido há décadas por cada mestre na região do Cariri, a unidade Sesc Crato está realizando, neste mês de agosto, celebrações dos aniversários de inauguração dos Museus Orgânicos Casa do Mestre Nena, em Juazeiro do Norte; Casa Mestra Dinha, em Nova Olinda; Casa Irmãos Aniceto, no …




Cultura, Tradição

Com o intuito de sempre valorizar o trabalho cultural desenvolvido há décadas por cada mestre na região do Cariri, a unidade Sesc Crato está realizando, neste mês de agosto, celebrações dos aniversários de inauguração dos Museus Orgânicos Casa do Mestre Nena, em Juazeiro do Norte; Casa Mestra Dinha, em Nova Olinda; Casa Irmãos Aniceto, no Crato, e Casa Corrinha Mão na Massa, em Missão Velha. O primeiro evento já aconteceu nesta segunda-feira, 7, no Museu Casa do Mestre Nena, com apresentações do grupo Bacamarteiros da Paz, do Reisado Renascer da Tradição, do Forró Pé de Serra da Farinhada e da Companhia Tem Sim Senhor. 

A proposta do Programa Cultura do Sesc visa enriquecer a compreensão dos museus orgânicos e suas manifestações culturais populares. Além disso, busca proporcionar ao público uma sensação de pertencimento e integração com esses ambientes de memória afetiva e de acolhimento de saberes e fazeres da tradição. 

Em seguida, enquanto a renovação do Museu Casa Oficina Mestra Dinha acontece nesta quarta-feira, 9, a partir das 17h, a do Museu Casa Irmãos Aniceto reserva a data da sexta-feira, 11, também às 17h, para esta ação, que é tradicional no Cariri, preparando e renovando as residências para um novo ciclo, pedindo bênçãos e reunindo familiares, amigos, vizinhos e conhecidos.

Já no fim do mês, no dia 27, às 17h, dentro da programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas, o Museu Casa Corrinha Mão na Massa celebra seu primeiro aniversário.  

Ponto de Memória

Nos Museus Orgânicos, são expostos trabalhos, vestimentas, objetos pessoais, fotografias, instrumentos e tudo que marca o dia a dia desses mestres e consolidam as manifestações tradicionais.

Com um projeto concebido para preservar a rica memória do povo cearense, os Museus Orgânicos  conquistaram, recentemente, o certificado de Ponto de Memória. A certificação foi concedida por meio da portaria nº 579, emitida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, no último dia 29 de julho. Essa medida representa um importante reconhecimento da relevância histórica, cultural e social desses espaços, além de assegurar a proteção e promoção contínuas dos Museus Orgânicos para as atuais e futuras gerações. 

PROGRAMAÇÃO

Aniversários de inauguração dos Museus Orgânicos

Museu Casa do Mestre Nena  

Data: 07 de agosto 

Horário: 18h  

Atrações: Bacamarteiros da Paz, Reisado Renascer da Tradição, Forró Pé de Serra da Farinhada e Cia. Tem Sim Senhor  

Local: Rua Senhor do Bonfim, 523 – João Cabral, Juazeiro do Norte-CE

Museu Casa Oficina Mestra Dinha 

Data: 09 de agosto

Horário: 17h 

Local: Rua São João, 308 – Vila Alta, Nova Olinda-CE 

Entrada gratuita 

Museu Casa Irmãos Aniceto 

Data: 11 de agosto

Horário: 17h 

Local: Rua Dr. Manuel Macedo, 301 – Seminário, Crato-CE 

Entrada gratuita   

Museu Casa Corrinha Mão na Massa

Data: 27 de agosto

Horário: 17h  

Local: Sítio Baixa do Quaresma CE-293, 350 – José Pimenta, Missão Velha-CE  

*Programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas