Após críticas, livraria Barnes & Noble suspende campanha com personagens negros em capas de livros clássicos

Livros como “Frankenstein”, “Moby Dick”, “Romeu e Julieta” e “O mágico de Oz” ganharam capas alternativas

Em celebração ao Mês da História Negra, a livraria Barnes & Noble nos Estados Unidos, iria lançar a campanha “Edições da diversidade”, que trazia reimpressões de livros clássicos com personagens negros e de diversas etnias em suas capas, a campanha foi cancelada após ativistas e autores negros acusarem a empresa de “blackface literário“.

As críticas vieram através das redes sociais, a livraria foi acusada por estar lançando capas com personagens negros para clássicos escritos principalmente por brancos.

As novas capas foram desenhadas por sete artistas, entre eles jovens negros, que criaram 3 capas para 12 livros. Ao todo, foram 60 novas capas.

Algumas reclamações afirmavam que as imagens separavam personagens dos livros e diziam que a livraria poderia ter escolhido apresentar literatura clássica de autores negros, em vez de imprimir novas edições de livros que já são comuns.

A empresa lançaria a campanha na noite de quarta-feira, 05. O evento foi cancelado e a livraria divulgou uma nota explicando o motivo da decisão.

Reconhecemos as vozes que expressaram preocupações com o projeto Diverse EditionsAs capas não substituem as vozes ou os escritores negros, cujos trabalhos e vozes merecem ser ouvidos“.

“As capas não são substitutas para vozes e autores negros, cujos trabalhos e vozes precisam ser ouvidos.”

“O mágico de Oz”, “Frankenstein”, “Moby Dick”, “Romeu e Julieta”, “O Jardim secreto”, “Peter Pan” são algumas das obras que ganhariam novas capas.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!