As brincadeiras do passado para navegar no presente

O projeto parte da experiência de nos últimos 4 anos ter desenvolvido um diálogo com escolas da rede pública de ensino da cidade de Juazeiro do Norte




Cultura, Teatro

Acontece de 26 a 29 de outubro o projeto Brincadeiras Perdidas – Arte, Cultura e Educação na Rede Pública de Ensino do Cariri. Esta é uma iniciativa inédita na região por unir ações de formação e fruição com a didática escolar, envolvendo as brincadeiras tradicionais com as novas tecnologias. O projeto tem como objetivo desenvolver e instigar a imaginação da criança pondo-as em contato com universos distintos de sua realidade.

O espetáculo Brincadeiras Perdidas propõe à criança a oportunidade de colocar em questão o entretenimento através da informática, diante de si e cada vez com mais força e mostrando suas várias facetas, e as brincadeiras e seus brinquedos manuais, pondo-a em contato com a tradição de brincadeiras antigas como pular corda e esconde-esconde, dentre outras.

O texto trata ainda de valores presentes no imaginário da criança com relação ao universo ao seu redor, tendo a amizade como suporte nas relações afetivas, a vaidade e a autoestima, além de sentimentos como a descoberta e a imaginação.

Com texto de Selma Santiago, dramaturga que obteve um enorme sucesso de público  e crítica, simplesmente por mostrar o quanto pode ser rico unir dois grandes mundos,  o tecnológico e as antigas brincadeiras de nossos avós. O espetáculo Brincadeiras  Perdidas traz para cena, um tema atual e delicado para o universo da criança: a  informática e a tecnologia. Ao tempo em que mostra o valor de uma amizade e a  importância de viver em coletivo, também coloca com muita atenção o universo do  mundo digital, seu isolamento individual e a necessidade de existir nesta era. O texto  foi escrito em 2004, encomendado e encenado pela Betha Produções, com primeira  montagem no estado e permanecendo em cartaz até hoje em cidades do Brasil. 

Esta programação conta com o apoio da Enel viabilizada pelo Sistema Estadual de Cultura via Mecenas. A realização é do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e a Associação Movimentos, com produção da Betha Produções, co-produção CUME, e em parceria com o Estúdio Caravelas e o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


PROGRAMAÇÃO BRINCADEIRAS PERDIDAS

26/10 – 12h Exibição do espetáculo Brincadeiras Perdidas na TV Ceará.

27/10 Workshop BRINCADEIRAS PERDIDAS para os professores.

28/10 Oficinas e espetáculo Brincadeiras Perdidas

29/10 Oficinas e espetáculo Brincadeiras Perdidas