A Balada Literária, idealizada pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, chega ao Cariri cearense em 2025 em sua edição comemorativa de 20 anos. O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro, em espaços como o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Cariri), Escola de Saberes Daniel Walker, Cantina Zé Ferreira e Rffsa Crato.
A programação é gratuita e integra formação, celebração e diversidade no campo literário. Pela primeira vez fora das capitais nordestinas, o evento aposta na potência criativa do sul do Ceará, oferecendo oficinas literárias, rodas de conversa, shows lítero-musicais, lançamentos de livros e encontros com escritores e editores de diferentes regiões do Brasil.
Karol Vieira, responsável pela edição caririense, destaca a importância do evento: “É uma alegria e uma responsabilidade trazer a Balada para o Cariri, um território de força literária pulsante, onde o cordel, o slam, a dramaturgia, o romance e a poesia convivem e se reinventam todos os dias”.
Além das atividades presenciais, os três autores que mais se destacarem nas oficinas receberão bolsas de monitoria virtual com Marcelino Freire. O melhor trabalho será publicado pela editora Substânsia.
A Balada Literária homenageará a cordelista e mestra da cultura Josenir Lacerda, durante a abertura do evento, no dia 11 de setembro. Com essa iniciativa, o Cariri entra no circuito nacional da literatura, ampliando oportunidades para escritores do interior nordestino e fortalecendo a cadeia criativa do livro e da palavra.
O evento é fomentado diretamente pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/Ce), por meio do edital Arte da Palavra.
