Bienal Internacional de Teatro do Ceará acontece até sábado (11) com espetáculos presenciais em Crato e Juazeiro do Norte

Depois de ter passado em Sobral e Fortaleza, teatro de marionetes El Horrible e Enderas Masugui, Opereta Popular Canto de Reis e Rosana são as atrações nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato




Cultura, Teatro

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BitCE segue até sábado (11) com a mostra de espetáculos presenciais e gratuitos em Crato e Juazeiro do Norte. As apresentações têm classificação livre e o acesso do público é mediante apresentação do passaporte de vacinação. As informações sobre o evento podem ser acessadas no Instagram: @bienaldeteatrodoceara.

De dezembro de 2019 até agora, o BitCE já reuniu em suas atividades pensadores, criadores e técnicos de diversos países, como Brasil, Argentina, Chile, Espanha, França, Portugal, Peru e Itália e de vários estados do Brasil, como Ceará, Pará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Foram mais de 50 apresentações realizadas. Nesta etapa, os espetáculos presenciais são em Sobral, Fortaleza, Crato e Juazeiro do Norte.

Com o tema “Teatro e Mito”, a BitCE dá continuidade à segunda etapa de 2021 com o mesmo propósito do trabalho teatral a partir das personagens e figuras míticas, com a dramaturgia fortalecendo o repertório mítico. Para Rejane Reinaldo, coordenadora do evento, “as montagens apresentam vieses que atravessam a história da humanidade”.

REGISTRO E MEMÓRIA DA BIENAL

Em um formato híbrido, a BitCE se desafiou e conseguiu executar o formato de teatro on-line, deixando parte das experiências registradas na internet. O público pode acessar os conteúdos e espetáculos das etapas de 2019 e de 2020, no canal do evento no YouTube. Além dessa disponibilidade, como registro, memória e pensamento da BitCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na história, tal qual a bienal de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para este ano.

PROGRAMAÇÃO BITCE – CRATO E JUAZEIRO

Dia 09 de dezembro (Quinta-Feira)

15h – Espetáculo “El Horrible”, com Isadora Plateroti, da Compañía de Teatro de Títeres Saltimbanquis (Argentina). (Indicação etária: livre | Duração: 45 minutos | Formato: presencial)

Local: Teatro Sesc (Crato)

17h30 – Espetáculo “ Enderas Masugui – El Viaje De Luisa”, da Cia A Alma Em Um Fio – Marionetes E Miniaturas (Argentina). (Indicação etária: livre | Duração: 45 min | Formato: presencial)

Local: Centro Cultural Banco Do Nordeste – CCBNB (Juazeiro Do Norte)

Dia 10 de dezembro (Sexta-feira)*

19h – Espetáculo – Opereta Popular Canto De Reis”, do Grupo Terra Cariri, que tem direção de Dane De Jade (CE). (Indicação etária: livre | Duração: 75 min | Formato: presencial)

Local: Teatro Sesc (Crato)

Dia 11 de dezembro (Sábado)

18h – Espetáculo Rosana (Indicação etária: livre | Duração: 30 min | Formato: presencial)

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Crato)

QUEM É QUEM

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio do Atacadão, da Cagece, da Cegás e Ibyte. O evento tem apoio da Parlare, Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França) , Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante (Venezuela/Chile), Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura do Crato/ Secretaria de Cultura, Prefeitura de Juazeiro do Norte/ Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Jaguaribe/ Secretaria de Educação e Cultura / Superintendência de Cultura, Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria da Cultura / Teatro São José, Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Theatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara, SESC, CCBNB, Ong Beatos e Espaço Cultural Marcus Jussier.

Via Assessoria