
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto), em Juazeiro do Norte, realiza durante o mês de julho uma programação gratuita com atividades culturais, educativas e ambientais voltadas para todas as idades. O equipamento integra ações de cultura e natureza com foco na valorização dos saberes tradicionais e da sustentabilidade.
Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o complexo é um dos principais pontos turísticos do Cariri. Entre os seus atrativos, está o teleférico com 26 cabines climatizadas que percorrem cerca de 2 km entre as estações Monsenhor Murilo de Sá Barreto (inferior) e Beata Maria de Araújo (superior), oferecendo vista panorâmica da Colina do Horto e do Geossítio Padre Cícero.
A programação de férias tem como tema “Ciclos e Saberes da Terra” e conta com oficinas, feira, exposições, apresentações artísticas e rodas de diálogo. No dia 18, a Pedra do Joelho recebe contação de histórias com Bete Gomes e o show da artista Luana Flores. De 16 a 20 de julho, acontece a Feira FEART na estação inferior, com exposição de produtos da economia criativa local.
No dia 22 de julho será aberta a exposição “Das Origens do Tempo”, do Mestre Geraldo Freire, na Estação Monsenhor Murilo, com show do artista Junú. A mostra permanece em cartaz até 31 de agosto, com visitação das 9h às 17h. A agenda segue com a oficina “Brincando com o que sobra”, dia 26, voltada à criação de brinquedos com materiais reutilizáveis, e o “Rolê do Horto”, que incentiva a fotografia e o olhar sensível para a paisagem local.
A programação se encerra em 30 de julho com uma roda de diálogo em alusão ao Dia Mundial da Conservação da Natureza, na Estação Beata Maria de Araújo.
O teleférico funciona de quarta a domingo, das 9h às 16h40. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), com gratuidade para moradores do Horto cadastrados. A programação completa pode ser acessada no Instagram @telefericocaminhosdohorto.