
No próximo dia 8 de junho, o município de Barbalha (CE) realiza mais uma edição do casamento coletivo “As Noivas de Santo Antônio de Barbalha”, como parte oficial da programação da Festa do Padroeiro. A ação reúne 15 casais em situação de vulnerabilidade social para celebrar o matrimônio de forma gratuita e comunitária.
Idealizado em 2017 por meio da parceria entre a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), Paróquia de Santo Antônio, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Centro Pró-Memória de Barbalha e Socorro Luna (Noite das Solteironas), o projeto se inspira em uma iniciativa semelhante promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal.
A proposta é proporcionar a realização do sonho do casamento a casais de baixa renda cadastrados em programas sociais, ao mesmo tempo em que valoriza o aspecto religioso e cultural dos festejos juninos da cidade.
A programação do dia começa às 14h40, com a saída das noivas do Complexo Mais Infância. Às 15h, o cortejo, composto pelos casais e grupos da cultura popular, parte da Igreja do Rosário em direção à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde acontece a cerimônia religiosa e civil, às 16h. O percurso será feito em carros de época, especialmente decorados para o momento.
Após a celebração, às 18h, os noivos e convidados participam de uma recepção na Escola de Saberes de Barbalha, com uma programação que inclui valsa dos noivos, corte e distribuição de bolos, espetáculo de fogos de artifício e música ao vivo.
Todos os trajes dos casais — roupas, sapatos e adornos — são fornecidos pelas instituições organizadoras.
O evento, além de promover inclusão social, movimenta o turismo e a economia local, atraindo visitantes de várias partes do país. A iniciativa já se consolidou como um dos momentos mais simbólicos da Festa de Santo Antônio e reforça a identidade de Barbalha como uma das referências culturais do Cariri.