A proteção e valorização dos mestres e mestras de cultura do Ceará, seus saberes e fazeres tradicionais serão temas de audiência pública, nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, localizado na cidade de Crato. O debate, requerido pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL), quer promover uma reflexão sobre a ampliação das políticas de reconhecimento dos Mestres de Cultura, que completaram 20 anos, e a instituição do registro dos Tesouros Vivos.
A política estadual de reconhecimento da cultura popular cearense e seus protagonistas é pioneira no Brasil e ganhou visibilidade nacional, sendo inclusive premiada pelo Ministério da Cultura. Em especial, temos leis que instituíram o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular (nº13.351/03) e o Registro dos Tesouros Vivos da Cultura (nº 13.842/06).
A partir delas, a legislação estadual reconhece o Ceará como terra fértil de expressões artísticas espalhadas em várias regiões do estado, como o reisado, a capoeira, o maneiro-pau, o coco, o maracatu, a banda cabaçal, o artesanato de palha e madeira, entre outras.
A titulação pela Lei dos Tesouros Vivos garante o reconhecimento institucional e um subsídio no valor de um salário-mínimo para a manutenção das atividades e a transmissão dos saberes para as atuais e futuras gerações. A seleção é realizada pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), mediante propostas da sociedade civil.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
O equipamento atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil m2, constituído de espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processo de estruturação.
Atualmente, está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skate, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO
Audiência Pública Proteção e Valorização dos Mestres de Cultura do Ceará
Data: Quarta-feira, 20 de setembro.
Horário: 9h
Local: Átrio do Centro Cultural do Cariri
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará