Centro de Artesanato Maria Cândido recebe oficina de artesanato indígena na próxima semana

Atividade gratuita vai ensinar técnicas tradicionais e valorizar a cultura indígena da Serra do Catolé.

Ação Social, Cultura

O Centro de Artesanato Municipal Maria Cândido, em Juazeiro do Norte, receberá de 15 a 19 de setembro a oficina “Trançando Cultura e Pertencimento: Artesanatos Indígenas na Serra do Catolé”.

A atividade será ministrada pelo artesão Edson Kariri, sempre das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o início da oficina, diretamente no Centro, localizado na Rua José Barbosa dos Santos, s/n, Vila Fátima, no horário de 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas tradicionais, como a confecção de cocar de palha, colares de sementes e brincos de penas, além de outras peças que integram a cultura material dos povos indígenas.

As criações utilizam matérias-primas naturais, como palha de bananeira e de carnaúba, além de sementes de pau-brasil, mulungu olho de cabra, mucuna olho de boi, lágrima de Nossa Senhora, sombrião e sabonete, elementos presentes há gerações no artesanato indígena.

Com experiência desde os 15 anos, Edson Kariri compartilha não apenas técnicas, mas também sua vivência cultural. Atualmente, ele comercializa suas peças em feiras, eventos, movimentos indígenas e pelas redes sociais, fortalecendo a valorização da arte e da identidade indígena.

publicidade
publicidade