
No período de 4 de julho a 3 de agosto, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo será palco de um evento para artistas, pesquisadores, estudantes e trabalhadores da cultura no campo das artes cênicas. Trata-se do I Ciclo Formativo Presença Cênica, uma oportunidade única de imersão e troca de conhecimentos nessa área tão rica e expressiva.
Com o objetivo de construir o Plano Político Pedagógico do Teatro Escola do equipamento, o Ciclo Formativo contará com a participação de renomados profissionais do cenário artístico. Aury Porto, Vera Hamburger e Silvania de Deus serão os facilitadores das oficinas, trazendo suas experiências e expertise para enriquecer o evento.
O Ciclo Formativo busca ampliar o entendimento das artes cênicas e estabelecer um processo de troca e escuta com os participantes. A proposta é ouvir tanto aqueles que já estão envolvidos no teatro quanto aqueles que desejam ingressar nesse universo, abraçando diferentes manifestações artísticas como dança, música, performance e culturas tradicionais.
Para Américo Córdula, Gerente de Teatro do Centro Cultural do Cariri, essa é uma oportunidade de abrir horizontes e explorar novas noções acerca da linguagem cênica. A intenção é promover uma reflexão ampla sobre a presença cênica, abarcando diversas formas de expressão artística.
As oficinas prometem ser enriquecedoras e inspiradoras. Aury Porto, ator, dramaturgo e diretor, ministrará a oficina “Onde acontece o teatro?”, que busca instigar a percepção das diversas possibilidades de ocupação do espaço cênico. A atividade será dividida em duas turmas, uma para participantes de 13 a 17 anos e outra para maiores de 18 anos.
Vera Hamburger, graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Artes Cênicas, estará à frente da oficina “Laboratório Fronteiras Permeáveis”. Nessa oficina, o espaço do teatro será investigado como linguagem, explorando seus mecanismos de funcionamento e criação de obras.
Já Silvania de Deus, artista, designer de moda/estilista, taróloga e educadora, conduzirá a oficina “Do vestir”. Nessa atividade, os participantes serão convidados a explorar a linguagem do figurino e da moda, utilizando técnicas simples de modelagem e costura. O objetivo é desenvolver a consciência do vestir-se através da observação detalhada do corpo.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de junho. Para se inscrever e conferir mais informações sobre o conteúdo programático, acesse o formulário de inscrições e o conteúdo programático disponíveis nos links fornecidos.