A Porto Iracema das Artes realiza mais uma edição do Cineclube Âncora. Desta vez, a atividade recebe o crítico, realizador e pesquisador Fábio Rodrigues. Na ocasião, serão exibidos dois curtas-metragem, “Tudo que é apertado” e “Não vim no mundo para ser pedra”. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 14 de julho, às 19h, no auditório da Escola, com exibição dos filmes seguida de debate com o realizador.
O curta “Tudo que é apertado” é uma tentativa de forjar uma ferramenta capaz de operar o corte por justiça. O filme retoma e intervém em imagens de arquivo, reestudando parte da cinematografia nacional à luz da presença e agência do ator e da atriz negra.
Já o curta “Não vim no mundo para ser pedra”, o realizador define como “um samba sobre o infinito”.
Sobre Fábio Rodrigues
Trabalha na crítica, realização, programação e pesquisa em cinema. Doutorando em Comunicação na UFMG, é mestre pela mesma Universidade e graduado na Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Membro dos grupos Poéticas da Experiência e Áfricas nas Artes. Compôs a comissão de seleção de festivais, mostras e laboratórios de filmes, a exemplo do FestCurtasBH (2019 a 2021), Goiânia Mostra Curtas (2022) e do CachoeiraDoc, festival junto ao qual vem contribuindo ao longo dos últimos anos. Tem atuado junto a cineclubes e é cartazista de filmes. Escreve para sites diversos e desenvolve pesquisa sobre a história do cinema brasileiro.
SERVIÇO
O quê: Cineclube Âncora recebe Fábio Rodrigues
Quando: 14 de julho, 19h
Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público