O Ponto de Cultura Coletivo Camaradas, em parceria com o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), dará início ao mapeamento de organizações de base comunitária e Pontos de Cultura na região do Cariri.
O objetivo dessa iniciativa é criar um banco de dados para fortalecer as redes de movimentos sociais, produção cultural, imprensa e políticas públicas da região. O lançamento do mapeamento acontecerá durante o Encontro da Rede de Pontos de Cultura do Cariri, parte da programação do Salão de Outubro, no dia 31 de outubro, às 14h, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA). A coordenação do projeto está a cargo da pesquisadora Erika Lizandra e do pedagogo Alexandre Lucas, ambos integrantes do Coletivo Camaradas.
O mapeamento irá abranger os 29 municípios que compõem o Cariri, contando com uma rede de colaboração e autodeclaração das organizações sociais locais. A previsão é que o trabalho seja concluído no início do próximo ano.
O Coletivo Camaradas tem sido um dos principais articuladores do movimento Cultura Viva na região, conectando os Pontos de Cultura. Além disso, os Pontões de Cultura, subsidiados pelo Ministério da Cultura, também devem realizar trabalhos semelhantes de mapeamento e coleta de dados, contando com a participação de agentes culturais nos municípios para identificar e aproximar essas organizações sociais.

