O Coletivo Camaradas realiza neste domingo (22) a IX edição da ‘Pipada’. O evento acontece às 8h30 ao lado da quadra da Comunidade do Gesso. O espaço é aberto ao público e tem o objetivo de reconhecer e fortalecer a prática dentro do território caririense. De acordo com os organizadores, cada participante irá confeccionar a sua própria pipa com o apoio dos pipeiros, para só depois entrar na brincadeira.
Esse objeto que atravessa gerações chegou ao Brasil em meados de 1596 através dos colonizadores portugueses que utilizavam-nas para se comunicar e repassar informações a locais distantes. Hoje, a pipa tornou-se um instrumento de lazer para as familias brasileiras. No Cariri não é diferente, aos finais de tarde as crianças do Território Criativo do Gesso saem das suas casas para aproveitar as possibilidades que o papel, a linha e os pedaços de madeira podem fornecer.
Segurança
Um dos pontos defendidos pelo Coletivo organizador da IX Pipada, é a recreação segura e dentro da lei. “É importante ressaltar que o cerol e a linha chinesa representam perigo e o uso desses materiais ou qualquer outro cortante na prática de empinar pipas é crime.”, afirmam.
Como soltar pipa de forma correta?
- Evite soltar longe das vias rápidas
- Evite soltar próximo à rede elétrica
- Evite horário de maior incidência de raios UV (9h às 14h)
- Use protetor solar e roupas leves
- Não utilize materiais cortantes
Para mais informações: @coletivocamaradas