
A Expocrato 2025 superou a meta de arrecadação de alimentos e mobilizou o público em uma ação solidária junto ao programa Ceará Sem Fome. Durante todos os dias do festival, foi instalado um ponto de coleta de alimentos não perecíveis na entrada principal do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.
A campanha resultou em mais de 10 toneladas arrecadadas, com apoio direto da Primeira-Dama do Estado, Lia de Freitas, presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa. Ela esteve presente no evento para reforçar o convite à participação da população.
“Já arrecadamos seis toneladas em um ano, nove no seguinte, e neste, queremos ultrapassar as 10 toneladas. Mesmo quem não adquiriu o ingresso social pode colaborar com 1kg de alimento”, declarou Lia de Freitas durante o festival.
Os alimentos serão repassados para 19 entidades credenciadas na região do Cariri, que irão atender famílias em situação de insegurança alimentar grave. A distribuição será feita com apoio da Secretaria da Proteção Social.
O deputado federal Yury do Paredão também comentou o resultado da campanha. “A Expocrato é um dos maiores eventos do Nordeste e mostra que cultura e solidariedade podem caminhar juntas no combate à fome”, afirmou.
Além da participação espontânea, o evento contou com o ingresso solidário, que exigia a entrega de 1kg de alimento não perecível como contrapartida.
A arrecadação foi finalizada no domingo, 20 de julho, com um saldo positivo para a campanha e para as famílias beneficiadas.


