Comédia, palhaçaria e muito riso: “As Velhacas”e “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria” em Juazeiro do Norte/CE

“As Velhacas” será exibido no dia 25 de Março, às 18h, no Centro Cultural Banco do Nordeste/Cariri; e “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria” acontecerá no dia 26 de Março, às 17h, no SESC Patativa do Assaré – pelo Grupo artístico K’Os Coletivo.




Cultura, Teatro

O Grupo K’Os Coletivo chega ao Cariri e apresenta dois espetáculos: A comédia “As Velhacas” e o espetáculo circense “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria”. 

“As Velhacas” faz recorte da vida de duas velhas amigas que tem um ponto em comum: O vício de dar calotes na praça. Por conta de várias dívidas, reencontram-se e passam a morar juntas para fugir dos cobradores. Seja na praia, na tertúlia ou no bingo, elas sempre aprontam e deixam aquela conta extensa para pagar. Gerusa e Aretusa são “As Velhacas” que se tornaram sucesso entre os cobradores. A peça surpreende o público com tiradas irreverentes e muita comédia do início ao fim.

O texto tem como principal característica a necessidade de interação com a plateia, criando uma relação de jogo desde o início do espetáculo. Assim, é “As Velhacas”: Um espetáculo com tiradas irreverentes e de muita interação com o público do começo ao fim. 

Já o espetáculo “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria” apresenta cenas clássicas com três palhaços que só se metem em enrascada. Pinguelão, Pipiu e Tramela aprontam uma atrás da outra. As cenas se desenrolam com muitas gags e números tradicionais do palhaço brasileiro. 

É um espetáculo dinâmico e de linguagem popular, respeitando sempre a plateia. Tem como cenário um picadeiro e uma tenda que representa a lona, tão apreciada por crianças, jovens e todos aqueles que tem em sua história relatos sobre palhaços, acrobatas, malabaristas, mágicos e outros números de habilidades. A apresentação fica por parte de três característicos palhaços: Palhaço Pinguelão (1.95 de altura de pura leseira), Palhaça Tramela (A mandona que sabe tudo) e Palhaço Pipiu (O causador de confusão). Em sua dramaturgia, faz uma releitura aos números clássicos do Circo Brasileiro.

“O grupo K’Os Coletivo entra em circulação pelo Cariri com os espetáculos ‘As Velhacas’ e ‘Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria’, após quase dois anos sem realizar uma turnê (por conta da pandemia)! O nosso retorno à região promete marcar pela alegria e pelo riso”, afirmou a atriz e produtora do grupo Aline Campêlo.

“Estamos muito felizes por estar de volta ao Cariri, local que amamos e faz parte da trajetória do K’Os Coletivo! Trazer dois espetáculos, um de comédia e outro de palhaçaria, de forma gratuita é uma boa forma de retribuir o carinho que o povo do Cariri sempre teve com a gente”, disse Aldrey Rocha, diretor de ambos os trabalhos.

“Ambos os espetáculos possuem muita participação da plateia! Eles são essenciais no desenrolar das histórias! Assim, são os trabalhos do K’Os Coletivo! O público sempre é parte muito importante!”, complementa Aline