Conselho Municipal de Política Cultural é definido em Crato

evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas e foi aberto pelo Secretário Municipal de Cultura, Amadeu de Freitas, do Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, e o Prefeito Zé Ailton Brasil, além de representantes da Cultura da região do Cariri, tudo de forma virtual.




Cultura, Tradição

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, realizou na manhã da última sexta-feira, 26, a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural, por meio de Fórum Virtual. O evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas e foi aberto pelo Secretário Municipal de Cultura, Amadeu de Freitas, do Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, e o Prefeito Zé Ailton Brasil, além de representantes da Cultura da região do Cariri.

Na ocasião, o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, enalteceu a importância dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, bem como enfatizou os projetos e parcerias que o Estado tem com a cidade do Crato.

O Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas falou sobre projetos e ações relacionados à Cultura no Município, enfatizando a importância do Conselho na elaboração e controle social das políticas culturais.

“Precisamos dar voz a arte e a cultura do nosso povo. O Crato tem uma riqueza cultural imensa, e com a eleição de novos Conselheiros, iniciaremos um novo ciclo de desenvolvimento no setor”, disse o prefeito Zé Ailton Brasil.

O Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, composto por 9 segmentos, é órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Cultura, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil e se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura – SMC.

Após a plenária de abertura, a comissão eleitoral estabeleceu aos integrantes em cada um dos segmentos reunirem-se em salas virtuais separadas para a realização da eleição.

Os Conselheiros eleitos e os suplentes por segmento para o biênio 2021/2022 são:

ARTES CÊNICAS
Conselheira – Jéssica Lorenna Lima Gonçalves
Suplente – Norbélia Duarte Siebra

ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAIS
Conselheiro- Antônio Kennedy Saldanha Ribeiro
Suplente – José Edelson Diniz

ARTESANATO, DESIGN E MODA
Conselheiro- Saymo Venício Sales Luna
Suplente – Roberta Rocha de Borba Maranhão

CULTURA POPULAR TRADICIONAL
Conselheira- Simonaria Correia Gonçalves
Suplente – Samuel Pereira do Nascimento

ENTIDADES JURÍDICAS
Conselheira- Raflesia Custódio Dias Bezerra
Suplente – José Flávio Pinheiro Vieira

GASTRONOMIA
Conselheira- Clitya Nóbrega dos Santos Azevedo
Suplente – Inês Maria Santos Cabral

LITERATURA
Conselheira- Maria Fabiana Gomes Vieira
Suplente – Antônio Aldemá Pereira de Morais

MÚSICA
Conselheiro- Leonardo Luna Sampaio
Suplente – Alexsandra Salvador da Silva

PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
Conselheira- Verioni Ribeiro Bastos
Suplente – Tiago da Silva.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.