Cortejo das Flores abrirá VII Mostra Nacional de Contadores de Histórias

Com a temática “Misticidade e Identidade da Chapada do Araripe”, a Mostra reunirá narradores de vários estados




Cultura

De 22 a 25 de setembro, nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha e Brejo Santo será realizada a VII Mostra Nacional de Contadores de Histórias “Nas Terras do Cariri”, que conta com encontros, formações, vivências e contações de histórias. O evento será aberto oficialmente com o tradicional Cortejo das Flores no Terreiro do Coletivo Camaradas, localizado na Comunidade do Gesso, a partir das 16h. Durante o cortejo serão distribuídas flores confeccionadas pelos moradores e os narradores. 

Com a temática “Misticidade e Identidade da Chapada do Araripe”, a Mostra reunirá narradores dos estados do Ceará, São Paulo, Maranhão, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal – Brasília, além de Portugal, totalizando 47 participantes. 

A mostra chega na sua 7ª edição após dois anos em formato on-line. Esse ano o evento será híbrido, com atividades virtuais e presenciais. Outra novidade é a construção do plano setorial da linguagem das narrativas orais, a partir da articulação da Rede Cearense de Contadores de Histórias. Além disso, terá uma programação especial na quarta-feira, 21/09, com a primeira turma de narradores formada na cidade de Brejo Santo, a qual será mediada pelo coletivo Cacimbinha de Histórias. 

A Mostra é realizada pelo  Balaio de Histórias e Narradores Cariri e tem a parceria do Coletivo Camaradas, Instituto Corrupio Povo Cariri, URCA, Rede de Contadores de Histórias do Ceará e  Secretaria Municipal  de Cultura Turismo e Eventos de Brejo Santo e conta com o apoio Centro Cultural Banco do Nordeste, Associação dos Povos Indígenas Cariri – Poço Dantas Umari – AICAPDU e ONG Beatos.

Programação

Formato: Híbrido
Tema: MISTICIDADE E IDENTIDADE DA CHAPADA DO ARARIPE.


Dia 21/09- Quarta- Feira: 

Programação Especial Abrindo o portal Nas Terras do Cariri Mostra Nacional de Contadores de Histórias. 

19H- Vozes da Maloca- Narração de Histórias com o grupo: Cacimbinha de Histórias- Brejo Santo – Cine Teatro Júlio Macêdo Costa 

Dia 22/09- Quinta- Feira: 

8h- Conversa com o Autor- Raymundo Netto-  Palestra: A Literatura e o Mercado Editorial. Mediação de Aline Bussons. Local: Auditório da Química Biológica – Campus do Pimenta – URCA .

9h – Escuta Curumim- Sessão de contos para as crianças com o narrador: Edvaldo Batista – Contos que o Mar me Cantou! Local: Instituto Corrupio- Barbalha  

15h- Tv nas Terras do Cariri.Sessão de contos para as famílias. Com os narradores: Jerusa Eulálio, Camila Genaro com mediação Tamara Bezerra. Local: Youtube Nas Terras do Cariri.

17h – Abertura Oficial da Mostra. Cortejo das Flores por um país que floresça. Local: Ruas da Comunidade do Gesso  

18h – Vozes da Maloca- Roda de História. Com os Narradores Cariri. Espetáculo: Lendas da Chapada. Local: Terreiro do Coletivo Camaradas.  

Dia 23/09- Sexta-Feira:

8h- Espetáculo Narrativo para Adultos- Mnemosine: Porque a Memória é Feminina! Com Paula Yemanjá. Local: Sala do Primeiro Semestre de Letras- URCA Crato.

9h – Escuta Curumim- Sessão de contos para as crianças com os narradores: Lourene Pinheiro, Ana de Arajara, Conceição de Maria. Local: Instituto Corrupio- Barbalha  

9h – Escuta Curumim- Sessão de contos para as crianças- O Caixeiro Viajante  com o narrador: José Erismar. Local: Orfanato Jesus Maria José. Juazeiro do Norte.

15h- Tv nas Terras do Cariri.Sessão de contos para as famílias. Com os narradores: Karima Andaluz, Sirlandia Vieira, Kátia Teixeira e Alexandre Geisler. Com mediação de Aline Sousa. Local: Youtube Nas Terras do Cariri.

15h30m- Espetáculo Narrativo para Adultos- Mnemosine: Porque a Memória é Feminina! . Com Paula Yemanjá. Local: Escola Moreira de Sousa- Juazeiro do Norte.

18h – Vozes da Maloc