Dia Nacional da Cultura marca retorno de programações presenciais na Escola Porto Iracema das Artes

A programação será aberta ao público com atividades presenciais e online e reunirá artistas de diversas linguagens. Na ocasião, também será realizado um ato em homenagem às vítimas da Covid.




Cultura

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — retoma as atividades presenciais abertas ao público na sexta-feira (05). Nesta data, é comemorado o Dia Nacional da Cultura, que marca a relevância das múltiplas expressões culturais e artísticas para a vida coletiva do país. Após meses de distanciamento social e encontros remotos, a programação celebra o reencontro da Escola com o público.

A diretora de Formação do IDM/ Porto Iracema das Artes, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância do Dia da Cultura. “Esse ano, a celebração do dia nacional da cultura é mais que um ato de resistência. No grave contexto nacional, é um ato de sobrevivência, oportunidade de expressar que o país vive, que os artistas sobreviveram, apesar de todas as investidas do governo federal em destruir o campo cultural do país. É também um momento de homenagear as mais de 600 mil mortes pela COVID, vítimas do descaso do mesmo governo” – observa a professora.

O dia começa com a pintura do Mural das Terroristas del Amor, a partir das 10h, no pátio da Escola. Dhiovana Barroso e Marissa Noana integraram a última edição do Laboratório de Artes Visuais com o projeto “Como construir nosso próprio país”, que teve tutoria da artista Rosana Paulino. Às 17h, nos encontraremos no Instagram para acompanhar o Entre Telas Música. A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha conversa ao vivo sobre música brasileira, com o cantor e compositor Rômulo Fróes.

A partir das 18h, a programação se intensifica com diversas atividades. Teremos sessão com modelo vivo COM FIGURA, projeto idealizado por Flávia Rodrigues e Daniel Chastinet, que conta com a participação da artista Muriel Cruz. A atividade será realizada no pátio da Escola onde teremos concomitantemente a distribuição das publicações fotográficas do Instituto da Fotografia (IFOTO). Ao final do COM FIGURA, haverá um ato em homenagem às vítimas da Covid e em solidariedade aos seus familiares e amigos, com participação do público, em que serão instaladas velas na entrada da Escola.

O artista da dança Rubéns Lopes conduzirá uma aula de Danças Africanas Ancestrais, a partir das 18h30, na área em frente à Escola Porto Iracema das Artes. A atividade está vinculada ao programa de extensão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) que atua no Instituto Federal do Ceará – IFCE e será aberta a todos interessados. E para fechar o dia, a partir das 19h, acompanharemos a instalação audiovisual “Trilogia da Terra”, com obras do cineasta brasileiro Glauber Rocha. Serão trabalhados três de seus filmes, “Deus e o diabo na terra do sol”, “Terra em transe” e “A idade da terra” produzindo um delírio-tropical-revolucionário na Escola, com a mediação de Lis Paim, coordenadora do Lab CENA15 e de Isaac Pipano, coordenador dos Cursos Básicos de Audiovisual.

Todas as atividades acontecerão de acordo com os protocolos de distanciamento social, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e utilização dos espaços abertos da Escola.

Confira a programação completa:

Dia Nacional da Cultura na Porto Iracema das Artes – 05 de novembro

> 10h – [ARTES VISUAIS] Mural das Terroristas del Amor – Pintura ao vivo Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público

> 17h – [MÚSICA] Entre Telas com Rômulo Froés > Instagram da Escola Porto Iracema das Artes

> 18h – [ARTES VISUAIS] COM FIGURA | Sessão de desenho com modelo – com Muriel Cruz, Flávia Rodrigues e Daniel Chastinet > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > 30 vagas > Inscrições por ordem de chegada a partir de 16h. Gratuito.

> 18h – [FOTOGRAFIA] Distribuição de publicações fotográficas do Ifoto (Instituto da Fotografia) – Prismazine e catálogo do Festival EFÊMERO > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público.

> 18h30 [DANÇA] AULA DANÇAS AFRICANAS ANCESTRAIS | Rubéns Lopes > Área em frente a Escola Porto Iracema > Aberto ao Público > Gratuito.

> 19h [AUDIOVISUAL] “Trilogia da Terra”, instalação com os filmes de Glauber Rocha > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Aberto ao público