As quadrilhas campeãs do Nordeste estarão reunidas no Festival Nordestão Padre Cícero de Quadrilhas Juninas, em Juazeiro do Norte, que ocorrerá de 4 a 6 de julho no Parque de Eventos Padre Cícero. Durante os três dias, haverá 12 apresentações, incluindo as nove campeãs de cada estado e mais três quadrilhas cearenses. Representações de Juazeiro, Campos Sales e Fortaleza competirão por uma premiação total de 50 mil reais.
As participantes são as campeãs estaduais de 2023, em festivais reconhecidos pelas federações. Entre as que se apresentarão estão: Quadrilha Asa Branca de Campos Sales; Nação Nordestina de Juazeiro do Norte; Babaçu e Paixão Nordestina de Fortaleza; Luar do Sertão do Piauí; Lumiar de Pernambuco; Amanhecer do Sertão de Alagoas; Balão Dourado do Rio Grande do Norte; Meu Sertão de Sergipe; Sapecou Queimou da Bahia; Lajeiro Seco da Paraíba e Flor de Mandacaru do Maranhão.
O coordenador do evento, Cícero Santos, espera que mais de 30 mil pessoas acompanhem o festival nos três dias no Parque Padre Cícero. Ele menciona que mais de 5 mil pessoas estão envolvidas na organização. “Essas são as quadrilhas mais premiadas de 2023 em seus estados. Com isso, não temos dúvidas de que o Festival Nordestão Padre Cícero será um evento grandioso, repleto de cores, atuações, ritmos e coreografias que encantarão o público”, afirma.
As apresentações são gratuitas, e o projeto é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Secretaria de Cultura do Município. A iniciativa visa promover a tradição popular nordestina e impulsionar a economia local, atraindo participantes e turistas de outras regiões para a cidade.