Dramaturgia Encena promove workshop e performances teatrais online

Projeto do Sesc Fortaleza une arte e solidariedade com doações para o Mesa Brasil




Denise Fraga/ Divulgação

Em sua segunda edição, o Dramaturgia Encena apresenta uma programação online, todas as quintas-feiras de setembro, com performances encenadas de textos dramáticos, bate-papos e workshops com artistas locais e de âmbito nacional. Entre os convidados estão Denise Fraga, Rosa Primo, Cangaias Coletivo e Inês Peixoto. 

De acordo com Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, o projeto tem como proposta reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral, valorizando artistas locais e nacionais. Todos os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras

Nesta edição, além dos espetáculos, o destaque vai para o workshop “O intérprete e a comunicação do texto” com a atriz Denise Fraga, que promove um estudo detalhado de trechos de clássicos já montados pela artista como: Galileu Galilei de Bertolt Brecht, A Visita da Velha Senhora de Friedrich Dürrenmatt, entre outros. A oficina online acontece de 14 a 17/09, de 19h às 22h, através da plataforma Zoom. Das 30 vagas, 22 serão destinadas ao público cearense e 8 para ampla concorrência. Com investimento de R$60,00, as inscrições para o workshop podem ser realizadas no link https://bit.ly/2QJ6OCT, no qual os interessados deverão preencher uma carta de intenção.   

Transmitida por meio do canal do Sesc Ceará no Youtube, a ação une arte e solidariedade com arrecadação de alimentos para o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional, que funciona em todo o País. A ideia é levar, por meio da arte e da cultura, saúde e nutrição para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, quem assistir às lives poderá fazer doações através do QR Code, que ficará disponível o tempo todo na tela do Youtube. 

Dia 03/09 

A primeira performance acontece no dia 03/09, às 20h, com o espetáculo “Encanta meu Jardim”, da bailarina cearense, Rosa Primo. O espetáculo divide com o público um pouco do universo da bailarina, que apresenta um olhar sobre sua dramaturgia artística corporificada em anos de dedicação à dança, seja como bailarina, professora, pesquisadora e coreografa. Na cena, é possível ver como a dança afeta modos de existência em sua construção de temporalidades. Após a apresentação, Rosa Primo participa de um bate-papo com mediação da técnica de cultura do Sesc Fortaleza, Wilquelina Ponciano.  

Dia 10/09 

Em um elogio ao conhecimento e ao valor da ciência, a atriz, autora, produtora de teatro, televisão e cinema, Denise Fraga apresenta a performance dramática do texto “Galileu e Eu – A Arte da Dúvida”, a partir da obra de Bertolt Brech, no dia 10/09, às 20h. A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.  

A atriz viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht, um dos mais reconhecidos da dramaturgia do século XX, criando novas pontes com o tempo presente. Após a apresentação, a artista participa de bate-papo com mediação do Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza.  

Dia 17/09 

Tendo em sua essência a versatilidade, o grupo Cangaias Coletivo Teatral apresenta a peça “Na Colônia Penal”, dia 17/09, às 20h. O espetáculo foi criado a partir da obra homônima de Franz Kakfa, com dramaturgia de Rafael Barbosa e direção de Luis Carlos Shinoda. A trama se localiza em uma colônia que pune arbitrariamente os indivíduos que descumprem as leis absurdas impostas por superiores. O trabalho traz à tona questões contemporâneas, como a ascensão do conservadorismo, autoritarismo, opressão, leis e ideais de justiça retrógrados. Após a apresentação, o coletivo participa de um bate-papo com o supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza, Cleudivan Noronha.  

Dia 24/09 

Atriz e diretora consagrada no teatro nacional, Inês Peixoto irá realizar um exercício teatral no dia 24/09, às 20h, inspirada no conto “Varka ou Olhos mortos de sono”, do autor russo, Anton Tchékhov. A performance propõe umareflexão sobre a exploração da mão-de-obra infantil e a naturalização dessaprática dentro das sociedades modernas. Através de uma interação entre teatroe a literatura, usando a arte e a ficção como meio para se tocar o real. Apósa apresentação, a artista participa de um bate-papo mediado pelo coordenador programático do Sesc Fortaleza, Gleilton Silas.   

Serviço 

Dramaturgia Encena Sesc – Setembro 2020   
14 a 17/9
Workshop “O intérprete e a comunicação do texto” com a atriz Denise Fraga   
Horário: 19h às 22h 
Plataforma Zoom 
Inscrições: https://bit.ly/2QJ6OCT  
Valor do investimento: R$60,00 (via cartão de crédito)  


03/9  
Performance dramática do espetáculo “Encanta meu Jardim” e bate-papo com Rosa Primo  
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc Ceará  

10/9 
Performance dramática do texto “Galileu e Eu – A Arte da Dúvida”, a partir da obra de Bertolt Brech, e bate-papo com a atriz Denise Fraga
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc Ceará   

17/9 
Performance dramática a partir da peça “Na Colônia Penal” e bate-papo com Cangaias Coletivo Teatral  
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc Ceará   

24/9  
Performance dramática do texto “Varka ou Olhos mortos de sono”, a partir da obra de Anton Tchékhov, e bate-papo com Inês Peixoto
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc Ceará   

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.