Empreendedorismo cultural como estratégia de desenvolvimento social

Oficinas voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva são ofertadas pela ONG Beatos




Cultura
Dudé Casado tocando guitarraa

A Ong Beatos em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza de 27 de setembro a 08 de outubro, a terceira etapa do Programa de Fortalecimento do Centro de Referência, Arte e Cultura para a região do Cariri com os projetos Libélula e Sabores e Delícias do Cariri. A programação será composta de quatro oficinas com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do artesanato da região, fortalecendo os produtos artesanais e proporcionando melhoria na qualidade de vida das mulheres e consequentemente o desenvolvimento sócio – econômico do Cariri. 

Serão realizadas oficinas de Bordado para estimular a autonomia e criatividade de mulheres na geração de produtos que revelam conceitos e práticas sustentáveis; Corte e Costura Cênica, visando a comunidade de costureiras que são pouco contempladas em editais e fortalecer a economia da cultura; Xilogravura como negócio criativo, trazendo um conceito de artes visuais que atravessa o cotidiano gravado em madeira e Sabores e delícias do Cariri, onde o prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida, reflete hábitos, costumes e tradições de uma determinada região e a cultura de um povo.  

As oficinas serão presenciais, acompanhadas por rodas de conversas entre as(os) participantes com temáticas diversas que contemplam o feminino e o empreendedorismo cultural. Em respeito às normas de segurança, serão disponibilizadas apenas o número de 10 vagas para cada oficina

Link para inscrição: https://forms.gle/9anpvzwFoXEqjKdA6

O Programa de Fortalecimento do Centro de Referência, Arte e Cultura para a região do Cariri é uma realização da ONG Beatos em parceria com Secretaria de Cultura do Estado Ceará através da Lei Aldir Blanc.

Serviço: Programa de Fortalecimento do Centro de Referência, Arte e Cultura para a região do Cariri – projetos Libélula e Sabores e Delícias do Cari

De 27 de setembro a 08 de outubro de 2021

Onde: ONG Beatos 

PROGRAMAÇÃO:

Oficina Mãos Bordando Vidas

Bordado é criação, vamos tecer juntas, juntos e juntes os fios que nos conduzem à vida usando três elementos básicos: tecido, agulha e linha.

Período: 27/09 (segunda-feira) a 01/10 (sexta-feira)

Ministrante: Mestra Dora Evangelista

Integrante do Reisado dos Irmãos, bordadeira, artesã e mulher dedicada à sua comunidade e aos brincantes de reisado.

Oficina de Xilogravura como negócio criativo 

Abordando a história da xilogravura, participação em Feiras, Exposições e Eventos, ciclo da imburana e percursos da Lira na contemporaneidade.

Período: 28/09 a 01/10 (terça à sexta 9 às 12h)

Ministrante: José Lourenço

Mestre José Lourenço, autodidata, um dos maiores xilógrafos do Brasil e representante da Lira Nordestina, enfoca a sua paixão e dedicação a essa arte.

Oficina Sabores do Carir

Dessa vez a culinarista irá repassar diversos pratos onde a base será a banana, fruto fácil de encontrar em nossa região e de baixo custo, é de fácil digestão e com grandes benefícios para saúde.  

Período: 04 a 08/10 (segunda à sexta) das 9 às 12h

Ministrante: Lu Ferreira

Integrante da Integrante da Ong Beatos, culinarista, artesã, participante do coletivo Atitudes e Negritudes Cariri.

Oficina Corte e Costura Cênica 

Vestir uma peça feita por você mesma não tem preço! A oficina oferecerá noções de corte e costura, modelagem e acabamento em tecido.

Período: 04 a 08/10 (segunda à sexta) das 14 às 17h

Ministrante: Márcia Braz

Costureira e modelista formada pelo Senac-CE, trabalhou no ateliê Vanda Pontes e ateliê Leomar Vieira e participou do coletivo Cariri Visceral do Senac.

Via assessoria

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.