Encantarias de Um Boi Juremeiro

A apresentação do Coletivo Yabás marca o retorno presencial do público às apresentações do Laboratório de Teatro de 2020/21




Cultura, Teatro

Anualmente, 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra, em alusão à morte do líder Zumbi de Palmares, símbolo de resistência e luta pela liberdade do povo preto no Brasil. Para celebrar a data, no próximo sábado (20), às 17h, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — recebe a apresentação do espetáculo “Encantarias de Um Boi Juremeiro”, do coletivo Yabás. O espetáculo acontece em frente a Escola e é aberto ao público.

Realizado a partir da pesquisa “Comicidade e questões de gênero: corpos femininos e LGBTQIA+ na cultura tradicional”, de Hesse Santana, “Encantarias de Um Boi Juremeiro” foi desenvolvido no Laboratório de Teatro da Escola em 2020/21, com tutoria da pesquisadora Cibele Mateus. De acordo com Liana Cavalcante, integrante do coletivo, o trabalho se deu como uma oportunidade de reafirmar existências plurais, destacando conhecimentos afro-referenciados produzidos dentro da narrativa de terreiros de Umbanda e Jurema.

Ela explica ainda que o trabalho inteiro é carregado da relação entre corpos negros, LGBTQIA+, femininos, com a cultura tradicional e tem como objetivo reforçar o direito de um povo ao bem-estar e a felicidade. “O espetáculo é sobre o nosso direito de brincar, de ser brincante, de ir além dos processos de dores e violências que essas populações vivem”, destaca a artista.

Teatro feito para a rua e o público

Essa será a primeira apresentação presencial realizada pelo Laboratório de Teatro 2020/21, por isso as expectativas são altas. Levy Mota, coordenador do Laboratório de Teatro, revela que a presença do público potencializa a magia do teatro: as trocas dos corpos em convívio. Para ele, o espetáculo do Coletivo Yabás é feito para a rua, para a roda, o contato com o público.

“Essa é uma obra construída sobre uma base de comicidade popular que só acontece mesmo no encontro com o espectador. É muito especial poder, finalmente, ver acontecer esse encontro, e o Dia da Consciência Negra me parece perfeito: data de resistência”, ressalta o coordenador.

No dia 25, a partir das 19h, os integrantes do Coletivo Yabás participarão do “Anatomia do Espetáculo”, dissecando todo o processo de criação e produção da obra O evento será virtual, transmitido ao vivo no canal do Porto Iracema das Artes no Youtube.