![](https://i0.wp.com/fooba.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Nelson-D_divulgacao.jpg?fit=1796%2C1197&ssl=1)
A Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta sexta-feira, dia 11 de março, o artista indígena e produtor musical Nelson D. O encontro acontece às 16h no auditório da Escola e é aberto ao público. Por meio do programa “Plânctons”, núcleo de formação em música eletrônica do Laboratório de Música, a proposta é discutir a relação entre a música eletrônica e a cultura indígena. A atividade é gratuita e aberta ao público, com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Nelson D é produtor musical há 12 anos e se dedica a novos e novas artistas na cena musical brasileira, entre as quais Danna Lisboa, Gloria Groove, Linn da Quebrada, Tássia Reis, Davi e Mel (ex Banda Uó) e Melvin Santana. Em sua pesquisa, o artista se debruça nas fontes da música eletrônica e na cultura indígena, misturando sons orgânicos e tradicionais com processos tecnológicos.
Com referências de artistas como Tricky, Radiohead, Young Fathers, Prodigy, Son Lux e Tanya Tanaq, Nelson faz dos próprios beats um transe ritual que percorre diferentes ritmos, sem perder a roupagem rock e indígena que acompanha todo seu trabalho.
Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Escola, explica que a oficina foi pensada a fim de incentivar um encontro entre o processo criativo de Nelson D e de diversos artistas que contemplam as muitas vertentes da música eletrônica e experimental. A formação é direcionada ao projeto “Música Periférica Brasileira”, de Carú Lina, participante da atual edição do Laboratório.