Escola de Samba Unidos de Padre Miguel é campeã do Carnaval série ouro do Rio de Janeiro com enredo que homenageia Padre Cícero

Com isso, a escola ascende ao grupo especial, voltando a desfilar com as grandes escolas cariocas.




Cultura, Festa
Foto: Cléber Mendes

Com o samba enredo “O Redentor do Sertão”, que homenageia Padre Cícero, uma composição de Cláudio Russo, Thiago Vaz e Cia, a Escola de Samba carioca Unidos de Padre Miguel (UPM) foi campeã do Carnaval série ouro do Rio de Janeiro, e ascende ao grupo especial, voltando a desfilar com as grandes escolas cariocas.

Carnavalesco da Padre Miguel há mais de 15 anos, Edson Pereira atribui a vitória às bênçãos do padim Cícero.

“O enrendo que nos levou à vitória tão esperada, atribuímos ao legado do padre Cícero. São 53 anos sem sermos campeões e, agora, levaremos esse enredo que nos abençoou, para a história.” Ele destaca que foi uma pesquisa muito árdua, pois queriam que fosse uma coisa bem real, não lúdica.

O mestre de bateria, Dinho, comenta que já conhecia um pouco da história de padre Cícero por fazer parte da cultura brasileira. Mas foi feito um intenso trabalho de pesquisa para contar a história com louvor.

O enredo levou à Avenida a história de Crato, Juazeiro do Norte e do Cariri, celebrando, assim, a influência e legado do Padre Cícero nesses locais. Um dos principais refrões do samba enredo traz o seguinte trecho:

“Meu boi vermelho, o milagreiro vem

Traz um milagre pra Vila Vintém

De toda maneira na quarta feira

Que os anjos digam amém

[…]

Chegou o Redentor da Zona Oeste

Traz um tanto do nordeste

E tem encanto popular

Em romaria das Candeias e das Dores

Vou curar os dissabores

Pra Vitória alcançar”

A gestão municipal de Juazeiro do Norte deu todo suporte a Escola Unidos de Padre Miguel com informações, subsídio de material de fotos e vídeos e consultoria para auxiliar nesse processo de pesquisa da história de Padre Cícero.

Os integrantes da diretoria prometem uma visita a Juazeiro para reverenciar o padre Cícero e comemorar junto aos caririenses. “Vamos visitar Juazeiro.

Tô muito feliz, e a comunidade não para de comemorar”, completa Edson.