Escola Porto Iracema das Artes realiza segundo encontro do grupo de leitura Barravento – Conversas de Cinema

A Escola Porto Iracema das Artes promove o segundo encontro do grupo de leitura Barravento – Conversas de Cinema, debatendo “Questões de Imagem e Política”, da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha, na sexta-feira, 24 de março, às 10h, na Sala B da Escola. O evento é gratuito e aberto ao público.




Cultura, Literatura

A Escola Porto Iracema das Artes promoverá o segundo encontro do grupo de leitura Barravento – Conversas de Cinema, com a participação de Ana Paula Vieira, assistente da coordenação do Curso Básico em Audiovisual, e Isaac Pipano, coordenador do Curso Básico em Audiovisual da Escola. Este evento é gratuito e aberto ao público, e ocorrerá na sexta-feira, 24 de março, às 10h, na Sala B da Escola.

O objetivo do grupo de leitura Barravento – Conversas de Cinema é discutir conceitos, temas e questões relacionadas ao cinema contemporâneo, a partir de autoras/es de diversos campos, como a teoria do cinema, a teoria feminista e queer, os estudos literários, a psicanálise, antropologia, educação e sociologia, transversalmente. A ideia é criar um espaço para o debate sobre a produção de imagens e sons, coletivamente, como um modo de ativar encontros para estudo e o fomento a pesquisadora/es independentes.

No primeiro encontro, os participantes debateram o livro “A Teoria da Bolsa da Ficção”, de Ursula K. Le Guin. E, agora, no segundo encontro, o foco será na obra “Questões de Imagem e Política”, da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha. Trinh T. Minh-ha é uma importante cineasta e pesquisadora no campo das imagens, que possui uma crítica ferrenha à tradição do documentário e o modo como esse campo representou historicamente as populações e indivíduos periféricos. Ler Trinh T. Minh-ha é um convite para uma aproximação à ideia de um cinema que se aproxima das pessoas, um cinema de perto.

A cada encontro, um único texto é selecionado para a leitura em múltiplas vozes, e a mediação é feita por Ana Paula Vieira e Isaac Pipano. Este grupo de leitura é uma excelente oportunidade para os interessados em cinema contemporâneo e em questões sociais relacionadas à produção de imagens e sons. Se você estiver em Fortaleza, não perca a chance de participar deste encontro gratuito e aberto ao público.