Escola Urbana de Dança inicia atividades com formação gratuita

Com abordagem teórica e prática em Danças Urbanas, a formação será certificada pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).




Cultura

O Curso de Formação em Danças Urbanas do Ceará marca o início das atividades da Escola Urbana de Dança. Com idealização dos professores e artistas cearenses, Luís Alexandre e Jorge Luiz (Loly Pop), é a primeira escola do Norte-Nordeste voltada à profissionalização artístico-pedagógica a partir das Danças Urbanas. A formação surge a partir da necessidade de realizar novas investigações na área e acontecerá de agosto a dezembro de 2020. As inscrições acontecem online de 07 a 24 de julho. Serão 40 vagas destinadas à formação gratuita de dançarinas e dançarinos de nível intermediário nas Danças Urbanas. As aulas acontecerão online nas Plataformas Google Meet e Google Sala de Aula.

Com história e popularização recentes no Brasil, a produção de conhecimento na área das Danças Urbanas conta com informações inconclusas que são repassadas entre a comunidade, majoritariamente, de forma verbal. O curso estimula a formação de novos conhecimentos através das trajetórias e vivências dos participantes. Dividido em dois eixos, abordará a parte teórica com aspectos históricos e metodológicos e a prática de diversas modalidades das danças urbanas como breaking, hip hop dance e dancehall. “Esse projeto é um pequeno passo diante de tantas demandas que os artistas da cultura hip hop e urbana enfrentam. Esperamos, cada vez mais, propor aberturas de mercado, intelectualidade cultural e formações técnicas para o público de Fortaleza e do nosso Estado”, pontua o professor e idealizador do projeto, Jorge Luiz (Loly Pop).

Por conta do atual contexto da pandemia do novo coronavírus, o processo seletivo e as aulas acontecerão online. Para fortalecer a diversidade de acesso, metade das vagas serão direcionadas às mulheres cis e trans, além das professoras que conduzirão boa parte da formação em uma área em que a ocupação masculina ainda é dominante. As vagas também serão destinadas às pessoas residentes em Fortaleza, no interior do Estado e estudantes da Unilab. Para participar, as pessoas interessadas deverão ter idade igual ou superior a 18 anos, ter celular ou computador com conexão de internet e possuir nível intermediário em dança com atuação independente ou em companhias de dança.

Na primeira etapa do processo seletivo, de 06 a 24 de julho, os participantes deverão enviar currículo artístico e um vídeo solo, com duração de no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos, para demonstrar sua desenvoltura e habilidades com a dança. Na segunda etapa, que acontecerá de 28 a 30 de julho, serão realizadas entrevistas online conduzidas pela comissão de avaliação. As aulas terão início no dia 04 de agosto e seguem até 04 de dezembro de 2020. Serão realizadas sempre das 9h às 11h30 da manhã por meio das plataformas online.

“De fato, é um acontecimento histórico para a linguagem aqui no nosso Estado. Através de um edital vamos dar o primeiro passo de muitos e que bom que seja por meio desse viés de políticas públicas para as artes.”, afirma o professor e idealizador do projeto, Luís Alexandre. O curso faz parte de um projeto apoiado pelo VIII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR – Lei nº 10.432/2015, com realização da Escola Urbana de Dança, produção da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e apoio cultural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Sobre a Escola Urbana de Dança

A Escola Urbana de Dança se propõe a ser um espaço de formação, pesquisa, e fomento das danças Vernaculares Afro-estadunidenses, também como outras Danças de Matrizes Africanas. A primeira escola do Norte-Nordeste com o pensamento direcionado a profissionalização artístico-pedagógica de dançarinos coreógrafos e professores, a partir das danças do movimento Funk e posteriormente da Cultura Hip Hop. Um espaço voltado para uma atuação profissional de artistas, ampliando as possibilidades de mercado e ascensão cultural.

Serviço:

Curso de Formação em Danças Urbanas do Ceará

Inscrições: 07 a 24 de julho de 2020

Divulgação selecionados/as para entrevista: 27 de julho de 2020

Datas das entrevistas: 28 a 30 de julho de 2020

Divulgação dançarinos/as selecionados/as: 01 de agosto de 2020

Matrícula: 02 e 03 de agosto de 2020

Início das Aulas: 04 de agosto de 2020

Período das aulas: 04 de agosto a 04 de dezembro de 2020 (terça a sexta – 9h às 11h30) via Plataforma Google Meet + Google Sala de Aula

Inscrições Online: bityli.com/AVleR