Escrita livre no Teatro é tema de debate

O encontro acontece no dia 29 de setembro, uma quarta-feira, às 14h, no Youtube da Porto Iracema das Arte




Cultura, Teatro

A escrita livre de textos diversos para a investigação da cena teatral será tema de mais um encontro das ”Rotas de Criação”. A partir do módulo ministrado por Suzana Carneiro no Percurso Básico de Teatro da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura gerida em parceria pelo Instituto Dragão do Mar –, professora e alunes compartilham, debatem e repercutem  a estética e a poética da cena no dia 29 de setembro, uma quarta-feira, às 14h no Youtube da Escola.

A ideia é partilhar os experimentos pedagógicos surgidos durante as aulas ministradas por Suzana. “A turma está partindo de suas referências, sejam elas na literatura, músicas que gostam de ouvir, entre outras, sempre pensando na relação sujeito-território, ou seja, o corpo como instrumento da escrita e da poética dentro das práticas Decoloniais”, explica Maíra Abreu, coordenadora do Curso Básico de Artes Cênicas da Porto Iracema.

A professora Suzana Carneiro explica que a prática no módulo “Texto, Território e Cana’’ pretende ir ao encontro de referências cênico-dramatúrgicas com enfoques por narrativas e/ou dispositivos de criação ligados a afro-descendência e africanidades, possibilitando o desenvolvimento de frestas, encruzilhadas. “A fim de encontrar as potencialidades poéticas no trânsito, nas processualidades, perceber as dramaturgias no seu estágio gestacional, nos instantes de concepção imbuídos de sentido e presença’’, complementa Suzana. O propósito é “bagunçar” o modus operandi, ao mesmo tempo em que aciona dispositivos poéticos de criação desenvolvidos e gestados pelo sujeito-território.

As Rotas de Criação são o momento para apresentar ao público o processo criativo das pesquisas artísticas em desenvolvimento nas esferas formativas da Escola. Todos os eventos são online. As rotas do Percurso Básico de Teatro acontecerão até Novembro de 2021, quando finaliza o percurso.