Espetáculo que ressalta memória e identidade do Vale do Gramame no CCBNB

Hoje (21), o Centro Cultura do Nordeste recebe o espetáculo teatral Guara Mano, da Cia Mutuca de Circo e Teatro (João Pessoa-PB).




Cultura

Hoje (21), o Centro Cultura do Nordeste recebe o espetáculo teatral Guara Mano, da Cia Mutuca de Circo e Teatro (João Pessoa-PB). Em  uma mistura de poesia, circo, teatro, música e muita imaginação para contar histórias do Vale do Gramame, grande reduto de mestres da cultura popular. É nesse espaço que podem ser encontrados mestres com sabedoria das ervas, de contação de histórias e causos, da poesia, da quadrilha de junina tradicional e da pesca.

O Espetáculo Guara-Mamo será encenado no Teatro do Centro Cultural Banco do Norte Cariri nesta sexta-feira, dia 21 de junho, às 19h30. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre. Os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 13h na recepção.

Sobre o Vale do Gramame

O Vale do Gramame está localizado às margens do Rio Gramame, que marca a divisa dos municípios de João Pessoa e Conde, na Paraíba. A área rural é formada pelas comunidades de Engenho Velho, Gramame e Ponta do Gramame, em João Pessoa, e Mituaçu, comunidade quilombola e indígena no município do Conde.

A história da comunidade está relacionada à conquista da Parahyba pelos portugueses e a criação da capitania, incluindo a fundação dos aldeamentos indígenas de Jacoca e Pindauna. A região era o berço dos engenhos de produção de açúcar e o Vale do Gramame estava inserido no projeto colonizador português.

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.