Exposição Bestiário Nordestino

Juazeiro do Norte-CE recebe exposição sobre o estranho mundo das gravuras na cultura nordestina Premiada pela Funart, exposição Bestiário Nordestino abre dia 04, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte A mitologia nordestina, a dualidade humana e a poderosa arte da xilogravura são temas da exposição inédita Bestiário Nordestino – Um olhar …

Juazeiro do Norte-CE recebe exposição sobre o estranho mundo das gravuras na cultura nordestina

Premiada pela Funart, exposição Bestiário Nordestino abre dia 04, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte

A mitologia nordestina, a dualidade humana e a poderosa arte da xilogravura são temas da exposição inédita Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica que, após temporada em São Paulo, chega a Juazeiro do Norte com abertura no dia 04 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Resultado de pesquisas, viagens e imersões dos artistas e curadores Rafael Limaverde e Marquinhos Abua pelo Nordeste brasileiro, a exposição apresenta 40 peças únicas de 15 artistas de origens diferentes, mas uma marca em comum: enorme talento para a arte do entalhe na madeira.

Contemplado pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais, Bestiário Nordestino busca entender o mundo fantástico por trás das bestas feras, das animalidades, dos demônios e dos assustadores híbridos que permeiam a cultura da xilogravura estampada na capa de cordéis e nos entalhado das esculturas populares.

“Dentro do universo da gravura nos atentamos a um tema muito particular que não é sempre abordados pelos artistas: esses seres fantástico, assombrações e monstros, esse mundo estranho e particular, essa necessidade do irreal, a despeito da beleza e do gosto popular”, explica o curador Rafael Limaverde.

O que querem dizer, afinal, estas imagens que tantos nos acompanham no cotidiano?

Em um projeto de pura imersão neste imaginário do nordestino que copia, deforma e recria figuras ao longo da história, Bestiário Nordestino expõe obras de grandes nomes da xilo arte nacional como José Costa Leite (Condado/PB), J. Borges (Bezerros/PE) e Abraão Batista (Juazeiro do Norte/CE) e a exibe pela primeira vez fora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará gravuras deste que é o principal acervo de matrizes do país.

LIVRO CATÁLOGO SERÁ LANÇADO NA NOITE DE ABERTURA

Ainda na noite de abertura de Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte, haverá o lançamento do livro catálogo com pesquisa, reflexões e contribuições de pensadores sobre o tema da exposição.

SERVIÇO

Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica
Quando: 04 de janeiro a 17 de fevereiro de 2019
Visitação: Terça a sábado de 13h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte – Ceará
Gratuito

MAIS INFORMAÇÕES
(88) 9 9696.2469

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!