Exposição e oficina sobre paleoarte chegam ao Sesc Crato

Iniciativa visa aproximar o público do processo de criação artística da vida de animais pré-históricos




Artes Visuais, Cultura

Após passar por Juazeiro do Norte, a Residência Artística em Paleoarte será realizada no Sesc Crato, entre os dias 13 e 18 de setembro, das 18h30 às 21h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (88) 35860963. As vagas são limitadas a 20 participantes, com idade a partir de 16 anos, por ordem de inscrição. O único pré-requisito é possuir noção em escultura.

Os participantes da oficina, que será ministrada pelo artista Francisco dos Santos, terão a chance de confeccionar réplicas de fósseis, em tamanho natural, que foram encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe. As aulas serão realizadas presencialmente, no Sesc Crato, seguindo todos os protocolos sanitários.  

Paleoarte é a manifestação que alia ciência e arte com o objetivo de criar reproduções visuais da vida de animais pré-histórias, como esculturas e pinturas. Essas representações são feitas a partir da observação e da interpretação de fósseis e evidências científicas, como forma de retratar, de forma fiel, o organismo extinto. E é justamente por meio da paleoarte que temos, hoje, a oportunidade de ver como eram esses seres e como eles viviam há milhões de anos.

Além da Residência Artista, o público que visitar o Sesc Crato poderá conferir a exposição “Gigantes do Kariri – Um Voo pela Paleoarte”, em cartaz de 13 de setembro a 08 de outubro. Com curadoria de Edvânia Martins, a mostra traz obras de Francisco dos Santos que retratam os seres pré-históricos que habitaram a região há milhões de anos. A exposição também será apresentada de forma online, com abertura no dia 20 de setembro, às 18h, pelo Instagram @shanaduatelie. Na ocasião, haverá recurso de audiodescrição, no intuito de promover acessibilidade a pessoas com deficiência visual.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.