Exposição “Viva Cariri” será inaugurada hoje no La Plaza Shopping

A exposição contará com oficinas e rodas de conversa.

Imagem: Divulgação

Via Commonik

O Cariri visto, vivido e pintado por quem nasceu e se criou aqui! A juazeirense Helaine Mendonça é a artista plástica, “da vez”, a trazer para o Espaço Cultural do La Plaza Shopping, uma exposição artística. A inauguração é hoje, quarta-feira, 22, às 19h, e está batizada de Exposição Viva Cariri.

Na ocasião, a artista usa a arte como ferramenta de resgate cultural, de registro das atividades cênicas, da expansão dos talentos, inclusão e compartilhamento. Tem como desafio retratar o polo cultural, religioso e turístico da Região do Cariri em seu amplo raio de influências que inclui parte dos estados de Pernambuco e Paraíba.

Ao som das bandas cabaçais, a alegria do Reisado, a religiosidade popular de Juazeiro do Norte, os Romeiros, Padre Cícero, o Mestre Espedito Seleiro, a Casa Grande, o artesanato, os ipês floridos, seu Lunga, Dona Assunção Gonçalves, Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, obras do Centro Cultural Mestre Noza, monumentos, fauna e flora regional, bem como o povo e os festejos. Temas para ela, saídos do coração e do elo da sua regionalidade artística e cultural.

Programação

A exposição contará com oficinas e rodas de conversa. No dia 25 de janeiro, Helaine Mendonça conversará com o público presente, a partir das 17h. No dia 26, das 14h às 18h, acontecerá uma mini-oficina de pintura. Dia 01 de fevereiro, ocorrerá uma conversa com a artista, às 17h, e dia 02 de fevereiro, uma mini oficina de pintura, das 14h às 18h. O encerramento será no dia 05 de fevereiro, às 22h.

Biografia da artística plástica

Helaine Mendonça é natural da cidade de Juazeiro do Norte, descobriu desde muito cedo o talento artístico e de todas as artes, a que atingiu maior destaque sem dúvida foi a pintura. Cursou Artes Plástica na Escola Enclave Artístico onde aperfeiçoou técnicas de desenho. Aos poucos foi adquirindo sua identidade artística com as técnicas da Art Pop, aplicando suas técnicas ao regionalismo. Cores e movimentos da arte popular nordestina recebem releituras do Pop, onde busca simplificar e modernizar retratos do cotidiano.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Artes Visuais

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!