Festival MI 2022 terá programação na região do Cariri

O festival que já está na sua 17º edição, agora expande sua atuação para outras regiões do Ceará




Cultura, Música

A 17º edição do MI – Festival Música da Ibiapaba, além de suas ações tradicionais na Serra da Ibiapaba, terá oficinas e ações de formação musical gratuitas na região do Cariri. O evento, que é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Instituto Dragão do Mar (IDM), expande sua atuação no estado e desenvolverá programações no Crato, região do Cariri e em Quixadá, no Sertão Central. As inscrições seguem abertas até o dia 03 de junho (sexta-feira) através do site www.festivalmi.com.br.

A programação do festival acontece entre os dias 25 de junho e 09 de julho, sendo de 04 a 05 de julho em Quixadá e de 05 a 09 de julho no Crato. Com coordenação pedagógica de Leandro Serafim e Patrícia Marin na formação musical e com Daina Leyton na formação em Acessibilidade, o Cariri recebe oficinas de canto popular, introdução à leitura musical, música de tradição, percussão popular, trombone, violino e viola, além de práticas de conjuntos, shows e encontros de bandas de música. Os encontros devem acontecer na Vila da Música, equipamento cultural da Secult Ceará na região.

O festival foi pensado como um encontro de formação musical, e recebe professores renomados de todo o país. Com isso, o Música da Ibiapaba busca possibilitar o aperfeiçoamento de músicos e bandas, construindo uma rede de contato, estimulando a formação de orquestras, bandas, corais, e valorizar toda a cadeia produtiva da música cearense e brasileira.

Para participar das atividades formativas, os participantes devem ter a idade mínima de 16 anos, estão contemplados estudantes de música, educadores musicais, pesquisadores musicais e demais interessados na área de música que atendam os pré-requisitos das atividades constantes na programação de formação do festival.