Festival Varilux em Casa: 50 filmes franceses para assistir no nosso lar

Tem programação para todas as idades e é tudo de graça.




Cinema, Cultura

Quem nunca participou do Festival Varilux por falta de agenda, terá a oportunidade de viver a experiência no conforto do seu lar. Cinéfilos, fãs de produções francesas, espectadores comuns e pessoas que buscam diversidade cultural poderão maratonar 50 filmes franceses  em uma plataforma de streaming por quatro meses.

Por causa da pandemia que estamos vivendo, o festival que antes ocupava salas de cinema de todo Brasil durante o mês de junho, foi adiado e ainda não tem data para acontecer. Mas para não deixar o público tão carente de exibições, os organizadores decidiram criar o Festival Varilux em Casa, que deixa produções francesas, a maioria já exibidas no festival, disponíveis para espectadores. É só acessar festivalvariluxemcasa.com.br e realizar o cadastro. É tudo de graça até o dia 28 de agosto.

Juazeiro do Norte já recebeu o festival duas vezes, e espalhou telas de cinema por toda cidade.

Filmes

Entre as produções disponíveis, podemos assistir Revolução em Paris, exibido na edição 2019, o longa teve quase 21 mil espectadores, se tornando o filme mais assistido em uma década de evento.

Revolução em Paris

Un peuple et son roi

Pierre Schoeller / 2018 / 2h01 / Drama histórico / 14 anos

Sinopse

Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

“Graças a Deus”

François Ozon / 2019 / 2h17 / Drama / 14 anos

Sinopse

Alexandre, pai de familia, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.

“Tal mãe, tal filha” (2017)

Avril é uma mulher de 30 anos, bem-sucedida com sua vida e carreira, que é completamente o oposto de sua mãe, Mado, que é super dependente e mora com a filha desde que se divorciou. A relação das duas, que nunca foi das melhores, fica ainda mais complicada quando, por um azar do destino, mãe e filha ficam grávidas ao mesmo tempo.

Astérix – Le secret de la potion magique

Louis Clichy e Alexandre Astier / 2018 / 1h25 / Animação / Livre

Sinopse

Asterix e Obelix precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.