Filmes do Cariri marcam presença no Cine Ceará 2025 e impulsionam debate sobre curso de Cinema

O debate foi acalorado na última sexta (22), durante a audiência pública para discutir a criação do curso.

Cinema, Cultura

O Cariri terá destaque no Cine Ceará 2025, com cinco produções da região selecionadas para a mostra competitiva Olhar do Ceará. A participação do Cariri neste que é um dos festivais mais importantes da América Latina, reforça o debate sobre a criação de um curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O debate foi acalorado na última sexta (22), durante a audiência pública para discutir a criação do curso, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) em Juazeiro do Norte.

Entre os filmes selecionados, temos na categoria curta-metragem, três obras representando a força criativa da região. “Faísca”, de Bárbara Matias Kariri, fala sobre ancestralidade e união feminina para trazer de volta as onças a uma comunidade. “Na estação das mangas, ela alimenta o bairro inteiro”, de Carlos Dias, Lino Fly, Tiago Coutinho e Yan Tavares, é uma ficção experimental feita com fotografias e memórias pessoais. Já “Vermelho de Bolinhas”, de Joedson Kelvin e Renata Fortes, revisita a história de Benigna Cardoso, jovem vítima de feminicídio que hoje é beata.

Entre os longas-metragens, dois títulos ampliam a presença caririense. “Bom Fim”, de Rafael Vilarouca, mistura documentário e ficção para retratar as festas populares de Icó. “Verbo Ser”, de Nívia Uchôa, reúne relatos de resistência e vivências de mulheres ativistas na luta contra violências de gênero. A seleção confirma o espaço conquistado pelo audiovisual do Cariri e sua projeção no Brasil. As obras mostram tanto a riqueza cultural da região quanto o engajamento em temas sociais e políticos relevantes.

Criado em 1991 como Festival Vídeo Mostra Fortaleza, o Cine Ceará acontece de forma ininterrupta desde então. Em 2006, ganhou o formato atual, dedicado a produções da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem apoio do Governo do Ceará, da UFC e de parceiros como Porto do Pecém, além do patrocínio da Enel e Cegás.

publicidade
publicidade