Forró poderá integrar o currículo das escolas públicas do Ceará

As propostas foram apresentadas na ALECE e defendem a valorização da cultura popular nordestina.

Cultura, Tradição

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, apresentou dois projetos de lei que reforçam a importância do forró na vida e na identidade do povo cearense.

As propostas reconhecem o valor dessa expressão tradicional do Nordeste e buscam garantir sua preservação e valorização, tanto nas políticas culturais quanto na formação educacional.

O primeiro projeto propõe que o forró seja oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Ceará. A proposta não se limita à música, mas abrange todo o universo cultural envolvido: os ritmos como baião, xote, xaxado e arrasta-pé, as danças, os trajes típicos, as festas populares e também a literatura de cordel.

A segunda proposta amplia o alcance dessa valorização, ao sugerir a inclusão do forró como tema transversal no currículo das escolas públicas do estado. Isso significa que a cultura do forró poderá ser abordada em várias disciplinas, como história, artes e português, permitindo que os estudantes conheçam melhor essa herança cultural tão rica.

Ambos os projetos estão alinhados com diretrizes nacionais de educação e cultura, e seguem o entendimento de que o forró é mais do que entretenimento: é memória, pertencimento e resistência. Ao unir tradição e educação, as propostas mostram que é possível formar cidadãos mais conscientes da história e dos valores de seu povo.

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