Fortaleza é recontada em exposição emocionante de memórias

A Galeria Chico da Silva, da Secultfor, apresenta a exposição “Fortaleza – Coisas que o tempo levou…”, com cerca de 100 fotografias dos bairros da capital cearense, em uma cartografia afetiva que reconta a história da cidade através da memória e das emoções. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.




Artes Visuais, Cultura

A cidade de Fortaleza recebe uma exposição de grande valor histórico nesta segunda-feira (15/05), com a inauguração da exposição “Fortaleza – Coisas que o tempo levou…”, que apresenta obras do acervo Nirez e marca a abertura da Galeria Chico da Silva, no hall da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), localizada na Rua Padre Valdevino, no bairro Joaquim Távora.

A mostra reúne cerca de 100 fotografias dos bairros da capital cearense, em uma cartografia afetiva que busca recontar a história da cidade através da memória e das emoções. Com curadoria de Antônio Vieira e produção do corpo técnico da secretaria, a exposição é uma verdadeira viagem no tempo, revisitando lugares afetivos e clássicos da paisagem urbana da cidade.

Além das fotografias, a Galeria Chico da Silva exibe mapas que ajudam a localizar os territórios retratados, oferecendo ao visitante uma experiência imersiva e emocionante, que revela as transformações pelas quais a cidade passou ao longo do tempo.

Segundo o secretário municipal da Cultura, Elpídio Nogueira, a exposição é apenas o primeiro evento de muitos que devem passar pelo novo espaço. “A Galeria Chico da Silva surge como um ambiente para receber a produção cultural de Fortaleza, prestigiar nossos artistas e promover encontros com as diversas linguagens artísticas, na sede atual da Secultfor”, afirmou o secretário.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal da Cultura (Rua Padre Valdevino, 1040 – Joaquim Távora). A exposição é uma excelente oportunidade para conhecer a história e a cultura da cidade de Fortaleza de uma forma emocionante e única.