Globo de Ouro: mulheres são maioria na categoria Melhor Direção

Pela primeira vez na história da premiação, três diretoras concorrem na categoria.




Cinema, Cultura
Globo de Ouro

A renomeada premiação anual destinada aos melhores profissionais do cinema e televisão, Golden Globe Awards (Globo de ouro), entregue desde 1944 pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, pela primeira vez na história indicou mais de uma mulher à categoria de Melhor Direção. 

A busca pelo reconhecimento do trabalho das mulheres dentro do cinema, especialmente em premiações consideradas um dos maiores prêmios da crítica, onde a escolha dos vencedores baseia-se nos votos de 93 membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, composta em sua grande maioria por homens brancos, ainda tem um grande caminho a percorrer. 

Entretanto, pequenos passos tornam-se motivos de comemoração. E um deles, sem dúvidas, é o anúncio feito pela organização do evento, nesta quarta-feira (03), de três mulheres concorrendo ao prêmio de Melhor Direção, tornando-se a maioria nesse ano na disputa da categoria. Emerald Fennel, Regina King e Chloé Zhao irão concorrer com David Fincher e Aaaron Sorkin. 

Emerald Fennel concorre por romising Young Woman, Regina por Uma Noite em Miami e Chloé por Nomadland

Desde 1944, somente cinco mulheres haviam sido indicadas nessa categoria Kathryin Bigelow (Guerra ao Terror A Hora Mais Escura), Barbra Streisand (Yentl O Príncipe das Marés), Ava DuVernay (Selma), Jane Campion (O Piano) e Sofia Coppola (Encontros e Desencontros). E até o momento, a única mulher que ganhou o prêmio de Melhor Direção foi Barba Streisand, em 1984. 

transmissão do Globo de Ouro será no dia 28 de fevereiro, através do canal TNT  a partir das 23 horas. Além disso, os assinantes do canal também terão a opção de assistir na TNT GO, serviço de streaming da emissora para quem possui o canal pelas operadoras VivoClaroTVNCabo TelecomMultiplaySkyAlgar Telecom, Oi e Net

Confira a lista completa dos nomes indicados na premiação.

Sobre Bruna Santos

Graduanda em jornalismo pela UFCA. Entusiasta de política, café, mundo nerd e gatos.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.