Grammy 2023: Anitta estreia e Beyoncé bate recorde de indicações

Outros destaques para 2023 são Adele, Harry Styles, Doja Cat, e Taylor Swift, todos indicados em diversas categorias




Cultura, Música

O prêmio mais importante da música global acontece no dia 02/01, em Los Angeles (EUA), e a Academia de Gravação dos Estados Unidos anunciou os indicados para a 65º edição do Grammy, que marca o retorno da cerimônia no formato presencial. Entre eles, Anitta concorre pela primeira vez, na categoria artista revelação, enquanto Beyoncé alcança a marca de 88 indicações na carreira.

Anitta iniciou sua carreira internacional em 2016, com singles em parceria com os colombianos J Balvin e Maluma, visando o mercado hispânico. Após 6 anos de trajetória internacional, a artista foi indicada ao troféu de best new artist (artista revelação, em tradução livre). Foi após o sucesso do single “Envolver”, que viralizou a coreografia que ficou conhecida como “El paso de Anitta” em 2022, que veio a indicação ao Grammy.

Além de Anitta, a carioca Flora Purim está concorrendo na categoria “Melhor Álbum Latino de Jazz” com o projeto “If You Will”. Ao longo da história da premiação, muitos outros artistas brasileiros já foram indicados e premiados, sendo 3 indicados à artista revelação (nenhuma vitória na categoria até o momento). 

Na história do Grammy, estão na lista de brasileiros premiados Laurindo de Almeida, Astrud Gilberto, João Gilberto, Tom Jobim, Eumir Deodato, Bidú Sayão e Heitor Villa-Lobos, Roberto Carlos, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alex Klein, Luciana Souza, Trio Corrente, Eliana Elias, Diego Figueiredo e Cyrille Aimée.

Beyoncé foi indicada em dez categorias para o ano que vem, inclusive em três dos prêmios principais, de melhor álbum, melhor canção e melhor gravação. Ela alcançou a mesma marca do Jay-Z, com quem é casada, totalizando 88 indicações cada um na carreira.

Outros destaques para 2023 são Adele e Harry Styles, indicados em sete categorias, entre elas álbum do ano e música do ano. Doja Cat concorre em cinco categorias, entre elas Gravação do Ano e Melhor Videoclipe. Taylor Swift foi indicada em 4 categorias, concorrendo com All Too Well (10 Minute Version) para música do ano.