Hoje tem teatro gratuito no CCBNB

Hoje (16), o Grupo Terceiro Corpo, formado a partir do Porto Iracema de Artes, apresenta no Centro Cultural Banco do Nordeste o espetáculo Asja Lacis Já Não Me Escreve, às 19h30.




Teatro

Hoje (16), o Grupo Terceiro Corpo, formado a partir do Porto Iracema de Artes, apresenta no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) o espetáculo “Asja Lacis Já Não Me Escreve”, às 19h30. Asja Lacis, desapareceu em um campo de concentração stalinista no início da Segunda Guerra Mundial.  Com papel ativo na cena artística e intelectual na Leónia, Rússia, Asja era ativista, revolucionária da esquerda alemã. Segundo o escritor argentino Ricardo Piglia, foi ela que colocou o dramaturgo alemão Bertolt Brecht em contato com as teorias e experiências da vanguarda soviética.


O espetáculo “Asja Lacis já não me escreve” representa a consolidação e o compartilhamento de uma pesquisa que se desenvolve há três anos, movida pela busca de um teatro comprometido com a voz das mulheres e com as questões de nosso tempo, um teatro no qual a encenação é o resultado de laboratórios de investigação e de criação.

Grupo Terceiro Corpo 
O Grupo Terceiro Corpo, formado por Jéssica Teixeira, Juliana Carvalho, Marcos Paulo, Maria Vitória, Nádia Fabrici e Sara Síntique, surgiu de uma vontade latente de pesquisar o trabalho do ator. Desde fevereiro de 2014, o Grupo se reúne sistematicamente e vem dando vida aos laboratórios de criação em torno do trabalho do ator a partir da premissa do solo-coletivo.

A primeira peça escolhida para montagem, “Tudo ao Mesmo Tempo Agora”, escrita por Maria Vitória, foi agraciado pelo Prêmio de Dramaturgias Femininas e foi a base para o primeiro laboratório de ator desenvolvido pelo Grupo Terceiro Corpo. “A ideia do Solo-coletivo trabalha com o conceito de personagem partilhada, na qual temos apenas uma personagem em cena e mais de um ator para representá-la. A nova empreitada do grupo gira em torno da figura de Asja Lacis. A obscura atriz, diretora teatral e militante de esquerda da primeira metade do século XX, Asja Lacis”, comenta Maria Vitória, diretora do espetáculo.

Serviço
Espetáculo teatral “Asja Lacis já não me escreve” – Grupo Terceiro Corpo
sexta-feira, 16 de agosto de 2019, às 19h30.
local: Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Entrada Franca!