Horto do Padre Cícero recebe edição especial do Clube de Leitura do MPCE

Atividade integra programação do Congresso Regional do Ministério Público no Cariri, em setembro.

Cultura, Literatura

O Ministério Público do Ceará (MPCE) vai realizar uma edição especial do Clube de Leitura no Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. O encontro literário acontece no dia 17 de setembro, às 18h30, como parte das atividades do Congresso Regional do MP no Cariri. A ação é promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

Nesta edição, será debatido o livro Beatos e Cangaceiros, escrito pelo juazeirense Xavier de Oliveira e lançado em 1920. A conversa será conduzida pela promotora de Justiça Grecianny Cordeiro e contará com a participação de Gilberto Martins Almeida, neto do autor, que também é escritor, professor, advogado e artista plástico.

A atividade é aberta ao público e também poderá ser acompanhada de forma virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams. O link de acesso será divulgado na plataforma do Ceaf/ESMP, possibilitando a participação de quem estiver em outras localidades

A obra escolhida aborda temas como o coronelismo, o cangaço e a religiosidade popular no Cariri. Xavier de Oliveira, recém-formado em medicina na época da publicação, registrou de forma crítica e sensível a realidade social da região. O livro é hoje uma importante referência histórica e literária.

Além do debate, os visitantes poderão conferir uma exposição com fotografias originais do livro, digitalizadas e organizadas pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. A mostra está em cartaz no Centro Cultural Daniel Walker e revela cenas do sertão sob o olhar atento de Xavier, que faleceu em 1953.

publicidade
publicidade