II edição da ”Semana para ver o mar”

A atividade é gratuita e aberta ao público em geral, sem inscrições prévias. Objetivo do evento é promover o diálogo entre profissionais, estudantes e artistas de vários campos de atuação na fotografia




Artes Visuais, Cultura

A Escola Porto Iracema das Artes realiza nos dias 18, 20 e 22 de outubro a II edição da ”Semana para ver o mar”, evento de fotografia cujo objetivo é promover o diálogo entre profissionais e artistas de vários campos de atuação na fotografia, articulados em diferentes eixos, e alunes do Percurso de Fotografia Digital da escola.

Coletivos artísticos, fotojornalistas, fotógrafos de moda, artistas que experimentam a fotografia em diálogo com outras linguagens irão compartilhar experiências das suas trajetórias artísticas e profissionais em encontros transmitidos ao vivo pelo YouTube da Escola Porto Iracema das Artes, às 18h. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral, sem inscrições prévias. O evento terá mediação de Iana Soarescoordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais da Porto Iracema.

Nesta edição, a ”Semana para ver o mar” é realizada em parceria com o Instituto da Fotografia (Ifoto). Os fotógrafos Igor Cavalcante, Fernando Jorge e Camila de Almeida, e o editor de imagem do Sistema Verdes Mares, Gustavo Pellizzon, são alguns dos nomes confirmados.

Iana Soares, explica que o evento, cujo subtítulo é ”Fotografia e áreas de atuação”, é um momento conectado ao percurso de Fotografia Digital, onde alunes poderão ter uma interlocução ainda maior com fotógrafos que estão atuando no mundo do trabalho. A Semana tem como protagonista a pessoa fotógrafa, mas, para além do ”clique”, a ideia é entender os processos criativos desses artistas e como a profissão vem ganhando diversas possibilidades de atuação.  “A proposta é que sejam profissionais bem diversos. Diversos tanto no campo de atuação como também na sua trajetória. Então nós temos pessoas de idades diferentes, gerações diferentes, que criam esse ambiente de conversa, de interlocução”, reforça a coordenadora.

A segunda edição da Semana para ver o mar acontece em ambiente virtual, no YouTube da escola, devido à pandemia de Covid-19. Não à toa, o evento ganhou como título uma metáfora com o próprio nome da escola: Porto, local de formação, onde alunes passam e seguem mundo afora enfrentando ”as ondas”. A ideia é que as pessoas convidadas, junto à Escola, possam mostrar o quão diversa é a atuação no campo da fotografia. ”(Esperamos) que alunes possam cruzar, digamos assim, o aprendizado que estão tendo dentro de um percurso formativo em artes, com ênfase na fotografia como linguagem, e as possibilidades de atuação nesse grande mar, nesse grande depois do curso”, encerra Iana Soares.